Vinho brasileiro: O melhor do vinho brasileiro você só encontra aqui

Vinho brasileiro|O melhor do vinho brasileiro você só encontra aqui Galeria

Antigamente os vinhos eram artesanais e comercializados em garrafão, o que colaborou com o preconceito em relação a qualidade dos vinhos brasileiros. Na década de 90, as vinícolas do sul do país decidiram produzir vinhos elaborados com castas européias, ou seja, com uvas próprias para vinificação.

Enólogos conhecidos mundialmente chegaram especialmente para contribuir com a produção local. Simultaneamente grandes investimentos em pesquisas e tecnologia foram realizados. Desde o plantio, conservação, seleção de ingredientes ao engarrafamento da bebida, rigorosos critérios foram estabelecidos para aperfeiçoar a qualidade da produção brasileira e conquistar os consumidores locais e internacionais. Atualmente as maiores regiões vinícolas do Brasil estão no vale do São Francisco, Sul de minas, São Roque (SP), Toledo (PR), Planalto Catarinense e na serra gaúcha.

Como resultado desse esforço, foram conquistadas inúmeras premiações em eventos internacionais e reconhecidos. As vinícolas brasileiras estão investindo cada vez mais para produzir uvas viníferas de melhor qualidade, e consequentemente um vinho com mais excelência.

Vinhos Brasileiros

Inúmeras pesquisas atestam as vantagens do consumo do vinho com moderação, entre eles: aumenta o QI, retarda o envelhecimento e diminui as chances de desenvolver a Doença de Alzheimer. Dessa forma, o hábito de beber vinho vem aumentando consideravelmente em todo o mundo e consequentemente a procura por bons vinhos brasileiros tem crescido.

Tipos de vinhos mais comuns

Os vinhos brasileiros são mundialmente conhecidos pelas parreiras jovens, alta graduação alcoólica e principalmente pelos seus espumantes e vinhos brancos.

- Espumantes: além de premiados e reconhecidos mundialmente, possuem um preço acessível em relação aos importados.

- Vinho Tinto: escolha entre os tipos que mais se destacam, entre eles o merlot, cabernet franc e o cabernet sauvignon.

- Vinho branco: escolha entre os tipos que mais se destacam, entre eles o chardonnays, viognier.

Principais vinícolas brasileiras

Aurora, Salton, Garibaldi, Miolo, Perini, Cave de Amadeu, Marco Luigi, Peterlongo, Chandon do Brasil, Don Giovanni, Casa Valduga.

Vinhos Brasileiros: Dicas de compra

Como comprar

Muita gente tem dificuldade de escolher o melhor vinho para comprar, afinal são tantas marcas, tipos e palavras técnicas que fica difícil para um leigo no assunto, arriscar. Para isso, é importante que verifique a origem e as características do produto, principalmente: o estado de conservação da rolha, o local de armazenamento, a coloração do vinho (branco dourado e tinto acastanhado, pode ser um sinal de oxidação) e na dúvida, prefira safras recentes (principalmente para os vinhos brancos).

Lembre-se

Você pode anotar dicas, informações e valores, mas lembre-se que o mais importante nessa escolha é levar em conta o seu gosto pessoal.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
Cupons e descontos
  • 10% de desconto em toda a loja virtual + 10% de desconto no boleto bancário!
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 08.09.2014 | Ver detalhes | Veja todos os cupons de desconto de Extra

    A loja online do Extra está com um desconto aberto de 10% em qualquer forma de pagamento* + 10% de desconto adicionais para quem pagar com boleto bancário ou no débito online. Ou seja, comprando aqui você vai pagar no mínimo 10% mais barato do que comprar na loja.