Viação Santa Terezinha: Brusque, Pouso Alegre,Lavras, Varginha, e mais

Viação Santa Terezinha: Brusque, Pouso Alegre,Lavras, Varginha, e mais Galeria

A empresa de viação e transportes “Viação Santa Terezinha” foi fundada em 1945 por D. Julieta Pereira Gomes, na altura líder de vários outros negócios e de uma saúde de fibra e muito rija. Atualmente D.Julieta Pereira Gomes está vivendo já seu nonagésimo segundo (92º) aniversário de vida e mantém-se com uma saúde de invejar.

Julieta Pereita Gomes provém da cidade de Santa da Vargem – MG.

Na fase inicial de sua empresa, a mesma apenas era possuidora de 1 único e exclusivo ônibus (uma “jardineira” da Ford, modelo concebido em 1943, com capacidade para 25 lugares). Esse ônibus apenas operava na linha que ligava Varginha a Boa Esperança.

Visto a pequena dimensão do negócio, os funcionários da empresa baseavam-se num motorista e num cobrador de passagens / ingressos que, em caso de necessidade de não comparecer ao trabalho, eram prontamente substituídos pela própria D. Julieta Pereira Gomes, que dedicava os seus tempos livres a produzir doces e bolos caseiros, cujo lucro revertia para ajudar a pagar as despesas do ônibus.

A sede inicial da empresa foi na cidade de Boa Esperança, cidade onde se encontrava hospedada D.Julieta Pereira Gomes, juntamente com sua família.

Com o passar dos anos, a empresa começou a progredir e crescer imenso, tendo uma evolução estrondosa.

Tal evolução, gerou lucros suficientes para reinvistir quase na totalidade na aquisição de mais um ônibus, desta vez um chevrolet com porta bagagens (maleiro) implementado na parte superior do veículo. Esse ônibus tinha já capacidade para 26 passageiros.

Na altura, os horários dos ônibus eram bastante rigorosos e apertados.

A hora marcada para a partida do ônibus de Santa Terezinha era para as cinco horas da manhã, chegando à cidade destino (Varginha) 6 horas depois (às 11 horas). Por volta das 14h30m faziam a viagem de retorno a Boa Esperança.

Uma das maiores dificuldades de viação na altura tratava-se das vias de comunicação, nomeadamente de transportes e circulação. Naquele tempo, todas as estradas eram de terra batida e como tal, se a precipitação abundasse mais do que o desejado, o ônibus ficava impedido de viajar e com tal, nesses dias não havia transportes públicos para ninguém.

Mas como nem sempre o mau tempo se faz notar, sempre que viajava, o ônibus Santa Terezinha fazia-se sempre acompanhar de uma enxada, que serviria para ajudar a desatolar o ônibus em casos de atolamentos, situações essas que eram recorrentes.

Na Atualidade

Atualmente, a empresa “Santa Terezinha” emprega diretamente cerca de 140 pessoas e de forma indireta, mais de 60.

Agora seus itinerários passam já por variadas ligações, como Alpinópolis, Campo do Meio, Campos Gerais, Coqueiral, fortaleza, pouso alegre, brusque, lavras, florianopolis etc…

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
Cupons e descontos
  • Cupom 5% de desconto extra em Todo o site!
    Mostrar cupom

    TIPJW-D5D8D-C2B75

    Copiar código

    Válido até 02.09.2014 | Ver detalhes | Veja todos os cupons de desconto de Hotel Urbano

    Cupom 5% de desconto extra em Todo o site! Insira o cupom no carrinho de compras. É necessário fazer o login antes.

  • Especial! Ofertas exclusivas de passagens aéreas da TAM no site Submarino Viagens
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 08.09.2014 | Veja todos os cupons de desconto de TAM