Tipos de Tijolos

Tipos de tijolos - tijolo de barro cozido Galeria

Para fazer uma boa construção é importante além de um cuidadoso planejamento uma criteriosa escolha dos materiais mais indicados para o tipo de construção que pretende fazer. Um dos materiais que deve ser escolhido com cuidado são os tipos de tijolos a serem utilizados, existem muitos tipos diferentes e cada um é mais indicado para determinadas finalidades.

É importante conhecer as diferenças entre os tipos e também quais são as principais características dos principais tijolos e blocos utilizados em uma construção. Com a escolha correta dos tijolos além de ter melhores resultados ainda estará economizando dinheiro, afinal alguns tijolos mesmo sendo mais baratos acabam gastando mais argamassa, o que no final das contas sai mais caro.

Procure materias de construção pelo Vivastreet e certifique-se de encontrar a loja mais próxima e com o melhor preço.

Tipos de Tijolos e Blocos Mais Usados

Tipos de Tijolos e Blocos Mais Usados

O tijolo comum (tijolinho), ideal para alvenaria estrutural e para ficar aparente, já foi bastante utilizado, é o tijolo de barro cozido inteiramente maciço, este tipo de tijolo proporciona paredes bastante sólidas que resultam em um bom conforto térmico e acústico. Como ponto negativo a este tipo vale ressaltar que contribui consideravelmente para um maior gasto de argamassa e mão de obra.

O tijolo baiano (tijolos furados ou vazados, são blocos cerâmicos) também é bastante utilizado, é o mais barato quando comparado aos demais e proporciona um bom desempenho térmico, chegando a ser melhor que o comum neste sentido. Como ponto negativo vale citar que apresenta um alto índice de quebras e também que não suporta cargas estruturais, o que leva a maiores gastos com vigas.

Tijolos refratários (para churrasqueira), que é aquele tijolo geralmente utilizado para fazer churrasqueiras, ideal para minimizar a expansão e contração mecânicas ocasionadas pelo forte calor (indicado para casas em locais de clima quente), também funciona como isolante térmico. Como um ponto negativo este tipo de tijolo é consideravelmente mais caro que os demais.

Há também os blocos de concreto e solo-cimento, são ótimas alternativas e bastante resistentes, possuem um custo um pouco mais elevado, porém ajudam a economizar na argamassa e são ecológicos.

Ofertas Online de Diversos Tipos de Tijolos

Ofertas Online de Diversos Tipos de Tijolos

A forma mais simples e rápida para encontrar as melhores ofertas para diversos tipos diferentes de tijolos é fazer sua busca na internet, desta forma em poucos minutos já estará sabendo onde encontrar os melhores preços.

Para fazer uma rápida cotação de preços poderá acessar o site Buscapé, que é um ótimo meio de encontrar as melhores ofertas!

Outros Tipos de Tijolos para Sua Casa

Outros Tipos de Tijolos para Sua Casa

Além dos tijolos e blocos já citados, que são os mais utilizados, há outros tipos de blocos que geralmente são utilizados em situações específicas e não em toda a construção, os mais utilizados nestes casos são:

Bloco de pedra: este tipo de bloco é extremamente resistente, geralmente utilizado para muros de arrimo e fundações. Também se pode utilizar estes blocos com finalidade estética.

Bloco de vidro: este tipo de bloco possui uma grande versatilidade, com ele se pode fazer desde pequenos detalhes até mesmo paredes inteiras, apresenta ótimo isolamento térmico e acústico. Blocos para calçada: são blocos de pedra ou concreto elaborados para servir de pavimentação, ideais para calçadas, áreas externas ou com muita movimentação.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento