Tinta para madeira: mdf, artesanato e para madeira externa

Tinta para madeira: mdf, artesanato e para madeira externa Galeria

A maioria das pessoas opta, na hora de fazer uma renovação geral na decoração de suas casas, por renovar a pintura das paredes ou dos móveis mas nem sempre sabem que tipo de tinta usar em madeira nem como o fazer.

Neste artigo, apresentarei os diversos tipos de tinta para madeira existentes no mercado, como por exemplo em spray, para usar em madeira externa e interna e para artesanato.

Tipos de tinta para madeira e qual o fim a que se destinam

Tipos de tinta para madeira e qual o fim a que se destinam

Existem diversos tipos de tinta no mercado mas nem todas servem para a madeira.

Os tipos de tinta para madeira mais aconselháveis são a tinta acrílica, também designada de tinta latex pva, a tinta epóxi, de esmalte sintético e a tinta laca, que geralmente se encontra em spray.

Em regra geral se apresentam em embalagens de 900 ml, para trabalhos de artesanato de menor dimensão, de 3,6 litros ou em 18 litros, geralmente utilizadas em trabalhos de grande dimensão e nas mais variadas cores.

Como em qualquer tipo de tinta para madeira, quer seja ela para madeira externa ou interna, é fundamental que se faça uma diluição prévia antes de a começar a usar.

Para fazer uma diluição adequada siga as instruções indicadas no verso da lata de tinta.

Existe a tinta para madeira de esmalte sintético que é usada em portas, artesanato ou MDF. Esta tinta é geralmente diluída em 10% de solvente.

A tinta epóxi serve para pintar tanto madeira externa como interna, artesanato ou pisos.

A tinta acrílica e a tinta latex pva também são consideradas boas opções para pintar madeira, com especial foco para peças de artesanato, no entanto, são mais usadas para a pintura de paredes.

Como pintar madeira e onde comprar tinta para madeira

Como pintar madeira e onde comprar tinta para madeira

Antes de avançar com a pintura da sua peça em madeira é necessário que você a prepare antes, por forma a que a peça receba melhor a tinta.

Para isso é fundamental que você lixe bem toda a superfície de madeira e elimine todos os vestígios de óleo, graxa e poeiras, pois só assim se obterá uma pintura com qualidade.

Se você reparar que a superfície ainda tem vestígios de óleo ou graxa, lave a superfície com uma mistura de água, detergente e sabão neutro e deixe a peça de madeira secar ao ar livre.

Após ter a sua peça devidamente seca está na hora de partir para a pintura.

Dilua a sua tinta para madeira conforme o indicado na lata, pegue no seu pincél ou rolo e pinte sempre na mesma direção.

Para completar o seu trabalho opte por um acabamento, que tanto pode ser acetinado, brilhante ou fosco.

As tintas para madeira podem ser facilmente encontradas em lojas destinadas a bricolage como por exemplo a Walmart .

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento