Teletubbies

Teletubbies: nomes, personagens, bonecos, Brasil Galeria

“Teletubbies” é um programa de televisão genuinamente inglês direcionado para bebês e crianças em fase pré-escolar. A série é composta de mais de trezentos capítulos que foram exibidos de 1997 a 2001 e se tornou um sucesso comercial e de crítica na Grã-Bretanha e no exterior. No Brasil, o programa foi ao ar pela Rede Globo na década de noventa, em seguida pela TV Cultura e pelo canal por assinatura “Discovery Kids”, entre outros canais.

Teletubbies

Teletubbies

“Tubbie”, em inglês, significa “fofinho”. Esse é o nome dado aos quatro bonecos coloridos que protagonizam a série. Saltitantes, alegres e cativantes; as criaturas caíram no gosto infantil. Os personagens do desenho são os seguintes: “Tinky Winky”, o boneco mais velho, de cor roxa; “Dipsy” de cor verde; “Laa-Laa” a “teletubbie” amarela e “Po”, a caçula de cor vermelha. Há ainda outros personagens como o aspirador animado “Noo-Noo” e o Sol brilhante que é representado pelo rosto de um bebê bastante fofo. Durante os episódios, os personagens brincam, pulam e marcham, inventam jogos e eventos, a exemplo da hora de ver televisão em suas próprias barrigas e a hora de dizer “tchau” para os telespectadores-mirins.

A estrutura da série é descomplicada, as criaturas são afetuosas e despretensiosas. Em todos os episódios, depois que despertam, os quatro saem de sua casa diferente e futurista, em uma expedição ao gramado em que vivem. Assim que o cata-vento começa a girar magicamente, entendem que algo de muito inusitado deverá ocorrer no dia dos “Teletubbies”. O fundamento da série fora minuciosamente calculado em favor de um desenho que acolhesse o público infantil, ao mesmo tempo em que tivesse um cunho educativo e adequado ao período infante. De modo que a repetição das atitudes dos bonecos é uma constante; a fim de fixá-las ao aprendizado dos pequenos. Em cada capítulo, os bonecos assistem a uma reportagem diferente com crianças e a matérias com curiosidades dos comportamentos em diferentes culturas pelo mundo.

Cada “Teletubbie” é único em sua particularidade, além de cores e tamanhos diferentes, cada qual tem um objeto de estimação referente a um brinquedo, explica Andrew Davenport, o idealizador da série, em entrevista concedida ao site “www.todopapas.com.pt”: “Dipsy” tem um chapéu; “Laa-laa” tem uma bola e “Po” tem uma espécie de patinete. “Tinky Winky” tem uma bolsa um tanto mágica, entretanto, inocente, ele não se dá conta que a bolsa é feminina, arrancando deboches dos demais bonecos e, por conseguinte das crianças que o assistem. Em linhas gerais, o caráter educativo da série é a receita de seu sucesso entre as crianças, pois o conjunto de situações proporcionadas pelo desenho não apenas oferecem a interação lúdica do infante, mas a interação com a instância da aprendizagem, gerando ampla aceitação por que se destacou o programa dos “Teletubbies” em nível mundial.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
Cupons e descontos
  • Livros infantis para todas as idades
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 30.07.2014 | Ver detalhes | Veja todos os cupons de desconto de Submarino

    Encontre no Submarino diversos livros infantis de todos os gêneros e para diversas faixas etárias.