Tecidos para Patchwork: com preços baixos

Tecidos para Patchwork: com preços baixos Galeria

O patchwork é um técnica de trabalho manual que consiste na união, uma um, de diversos retalhos diferentes de tecido, que podem ser usados na confecção de colchas, roupas e artigos de decoração. Durante muito tempo no Brasil, foi uma técnica marginalizada já que nasceu da necessidade dos escravos que usavam restos das roupas de seus senhores para confeccionar suas roupas e cobertores.

De alguns anos para cá, o desejo por peças exclusivas mudou o das pessoas sobre o patchwork, ele virou artigo chique e divertido, presente nas casas modernas e nos guarda roupas mais descolados. Para se iniciar nesta técnica é preciso ser detalhista, ter bom gosto e, principalmente, entender muito sobre combinação de cores e escolher com cuidado os tecidos para patchwork garantindo peças bonitas e requintadas.

Tecidos para Patchwork: como escolher o tipo e determinar as cores

Um dos passos mais importantes na hora de produzir uma peça é a escolha do tecido para patchwork. Podem ser usados vários tipos de tecido, veludo, algodão, seda, malha, devendo sempre atentar para que tenham a textura semelhante que deixe o trabalho uniforme. Para evitar que rasguem com facilidade, não misture tecidos leves com pesados, estes últimos tendem a esgarçar o primeiro.

Com o tecido para patchwork escolhido, o próximo passo é combinar as cores. Para um trabalho harmonioso é fundamental que as cores sigam um padrão. Não importa se um retalho é xadrez, o outro florido ou listrado, basta que determine a grade de cores a serem usadas.

Dá pra fazer um patchwork com cores contrastante com algumas cores claras e outras escuras, mas não use uma quantidade muito grande de cores para o trabalho não ficar cansativo; outra alternativa é o degradê de cores, a escolha de uma cor e o trabalho com suas variações (verde claro, verde escuro, verde petróleo, verde bandeira e assim por diante). Determinar uma grade de tons também pode ser uma boa alternativa, uma colcha inteirinha em tons pastéis fica linda!

Tecidos para Patchwork: descubra onde encontrar

Tecidos para Patchwork: descubra onde encontrar

No mercado existem diversas opções de tecidos para patchwork, importados, nacionais, no atacado, no varejo e são facilmente encontrados nas grandes cidades como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), mas algumas cooperativas de artesãs chegam a ir para Miami para adquirir tecidos importados com estampas diferentes por um preço mais baixo.

Para comprar seus tecidos para patchwork online, duas lojas se destacam no ramo pela variedade de cores, estampas e tipos de tecido: a Telanipo (www.telanipo.com.br) e a Eva e Eva (www.lojapatchwork.com.br). Basta acessar o site, encher seu carrinho de compras, planejar sua criação e colocar as tesouras e agulhas para trabalhar!

Lojas que você vai gostar
  • Claro
Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento