Teatro ipanema: Endereço, Programação e telefone

Teatro ipanema: Endereço, Programação e telefone Galeria

Inaugurado em 1968, o Teatro Ipanema apresentou grandes sucessos cênicos das décadas de 70 e 80, desde teatro à musicais e apresentação de grandes nomes da música popular brasileira. É um dos mais tradicionais e antigos do Rio de Janeiro, localizado no bairro Ipanema (endereço à Rua Prudente de Morais, 824. Telefone: (021) 2523-9794)

A aposta carioca na Contracultura

Na época de sua inauguração, o Teatro Ipanema desempenhou um memorável papel no contexto cultural pelo qual o Rio de Janeiro e o mundo passavam na época. Era o momento da Contracultura, do desalinhamento político e da contestação ao estilo de vida moderno.

No palco do Ipanema passaram vários artistas, das artes cênicas à música, que trouxeram novos conceitos à cena artística carioca e fizeram história.

Rubens Corrêa e Ivan de Albuquerque, dois grandes nomes da dramaturgia brasileira, inauguraram o Ipanema no que era até então o antigo Teatro do Rio. O projeto para a nova casa de espetáculos era vanguardista, uma aposta que exigiu muito esforço e determinação da dupla em inaugurar um espaço para uma novo tipo de estética e ganhar terreno na cena carioca.

Fazendo arte e história

Fazendo arte e história

A programação do Teatro Ipanema sempre procurou privilegiar varios tipos de expressão artística, abrindo suas portas para espetáculos inovadores e experimentais, assim como para artistas promissores à época.

Um dos marcos das atrações da casa foi os textos de José Wilker, que fez escola no Ipanema desenvolvendo seu estilo próprio no teatro, com peças que marcaram época como "A China é Azul" e "O Arquiteto e o Imperador da Assíria". Lá, José Vicente também fez nome com um dos grandes sucessos de sua carreira, "Hoje é dia de Rock", obra que estiliza uma série de novas performances, como a interação com o público e a expansão do palco até a platéia.

Outros espetáculos de inovação estética, como na dança, também ganham espaço com o trabalho de Klauss Vianna, sem falar no divisor de águas dos musicais brasileiros, "O Beijo da Mulher Aranha" que estreou no Ipanema.

Na década de oitenta, a casa fortaleceu suas apresentações musicais trazendo grandes nomes da música brasileira aos palcos do Ipanema: Marina Lima, Beto Guedes, Alceu Valença, Angela Rô Rô, Engenheiros do Havaí e Cazuza passaram por lá no auge de suas carreiras.

Hoje, o Ipanema continua investindo na mistura de várias expressões e escolas artísticas, incluíndo ai também espetáculos para o público infantil. Apesar da morte de seus fundadores na década de 90, prossegue na ativa.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
similares
  • DVDs E BLU-RAYs A PREÇOS IMPERDÍVEIS!
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 28.10.2014 | Ver detalhes | Ver todos os Cupons desconto Livraria Cultura

    Não deixe essa oportunidade passar,DVDs e BLU-RAYs a preços imperdíveis. Confira os títulos e preços no site da Livraria Cultura.