Teatro Infantil Evangélico

O teatro é uma das manifestações artísticas mais antigas de que se tem registro. Galeria

O teatro é uma das manifestações artísticas mais antigas de que se tem registro. Ele nasceu na Grécia Antiga como forma de celebração às divindades de sua mitologia. O teatro como arte foi amplamente utilizado para difundir ensinamentos e aspectos culturais; e hoje é tido como uma forma de entretenimento intelectual. Em função de seu aspecto persuasivo, ele tem sido muito utilizado como forma lúdica de aprendizagem para crianças.

A religião também tem se aproveitado desse recurso para difundir suas crenças. O teatro infantil evangélico é um exemplo clássico do uso da arte como forma de ensino de valores religiosos. Atualmente, há diversos grupos em cartaz pelo país com peças de temas variados, que visam incutir nas crianças valores morais como obediência, humildade, respeito e amor ao próximo. As peças para Natal,sobre a Páscoa, sobre obediência, missões, com fantoches e até mesmo há temas de cunho engraçado.

Na loja virtual da Fnac estão disponíveis vários títulos de CDs e DVDs gospel para o público infantil com preços incríveis.

Dia das Mães

Dia das Mães

Um tema recorrente em peças de teatro infantil evangélico é o Dia das Mães. As peças geralmente são encenadas na própria igreja ou em lugares pré-definidos, durante a realização do próprio culto ou em atividades relacionadas. Os tradicionais encontros de jovens também são ocasiões propícias para encenação dessas peças.

Os temas têm inspiração em passagens bíblicas e diversos personagens do Evangelho e do Velho Testamento ganham suas versões modernas ou são representados de forma original.

Dia dos Pais

Dia dos Pais

Outra ocasião que tem sido motivo para a realização de várias peças é o Dia dos Pais. Para celebrar a data e reforçar nas crianças o amor e a obediência aos pais e o real papel do pai na família, muitos roteiros são escritos. Estes roteiros têm histórias originais, baseadas em situações do cotidiano ou são adaptações de relatos da Bíblia. Diversas histórias são utilizadas como tema, tais como o relato de Abraão e Isaque, a passagem da infância de Jesus e a história do corajoso Rei Davi.

Outros Temas

Outros Temas

Uma peça muito conhecida é a "Ladrão da Alegria". Ela fala sobre como recuperar a felicidade, apesar das barreiras e seu enredo gira em torno do prazer de um personagem em roubar a alegria.

Existem diversos outros títulos utilizados para compor peças infantis. A Bíblia é um livro cheio de histórias que carregam vários ensinamentos. Essas histórias acabam se tornando grande fonte de inspiração para as temáticas do teatro feito na igreja. Há temas como natal e páscoa, valores cristãos, histórias de vida, entre outros. O teatro infantil evangélico é uma ferramenta muito empregada para evangelizar crianças e tornar o ensino bíblico mais prazeroso e eficaz para os pequenos.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento