Sistema Solar para Crianças: Leia Resumo e Compre Livros com Desconto

Sistema Solar para Crianças Galeria

O Sistema Solar faz parte da galáxia espiral denominada de Via Láctea.Possui no seu conjunto planetas, estrelas asteroides e meteoritos vários, calculando-se que o seu início remonta à 4,6 bilhões de anos atrás.

Sistema Solar para Crianças- Aprendendo Sobre os Planetas

Sistema Solar para Crianças- Aprendendo Sobre os Planetas

Os planetas que o constituem são respectivamente (por relação concêntrica com o Sol) : Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno e Urano Netuno e Plutão, sendo que Plutão foi considerado já um planeta anão de pequenas dimensões juntamente com outros corpos celestes de tamanho mais reduzido que dão pelo nome de Ceres, Haumea, Makemake e Éris. Os mesmos se mantêm em órbita graças à força de gravidade que os "puxa " para os Sol, e a velocidade dessa órbita é definida pela relação existente entre a massa ( peso ) do Planeta e a respectiva distância que o mesmo se encontra da nossa estrela, o Sol. Os planetas se dividem em telúricos e gasosos. Dentro dos primeiros temos Mercúrio, Vênus, Terra e Marte que na sua composição integram rochas e metais vários. São por sua vez de menor dimensão comparativamente a Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, sendo estes chamados de gasosos por serem compostos em sua grande maioria por poeiras e gaz. Jupiter e Saturno possuem como gazes constituintes hélio e hidrogénio enquanto Urano e Netuno que situam na periferia do sistema Solar se caracterizam pelas suas camadas de gelo sendo mesmo apelidados de "gigantes de gelo". Na sua composição entram ainda amónia e metano.

Livros e Jogos Divertidos Sobre o Sistema Solar

Livros e Jogos Divertidos Sobre o Sistema Solar

De todas as características particulares de cada um, se destaca o nosso planeta, a Terra, por ser o único que possui condições para que possa ocorrer vida, como a existência de água e oxigénio e de uma atmosfera protegida que salvaguarda por uma lado, que não seja tão atingido pelos raios provenientes do Sol e por outro que se desenvolvam as condições climatéricas adequadas ao desenvolvimento das espécies. Torna-se também bastante interessante pensar em termos de analogia para compreendermos o tamanho comparativo dos planetas e do Sol , só assim conseguiremos ter uma clara percepção das verdadeiras dimensões astronômicas no espaço. Para isso teremos de visualizar o Sol com o tamanho duma bola de futebol, a Terra como um corpo esférico possuindo apenas dois milímetros e Júpiter e Saturno com a dimensão de pequenos berlindes. Ensinar as maravilhas do nosso Sistema Solar para crianças é proporcionar-lhe a abertura e o fascínio pelos mistérios do Universo. Existem livros juvenis e jogos temáticos sobre o assunto.Um deles é o Livro "Descubra Ciência- Sistema Solar" da Ciranda Editora que poderá adquirir agora com desconto na Livraria da Travessa.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento