Roda d'água: flutuante, decoração

Roda d'água: flutuante, decoração Galeria

As rodas d’água em sua forma original servia na antiguidade para gerar energia que muitas vezes era usada no abastecimento de cidades inteiras. De acordo com alguns historiadores, a roda foi inventada na Ásia há pelo menos 6 mil anos, a sua descoberta foi uma verdadeira revolução na época, principalmente com relação aos meios de transportes. Mesmo sendo tão antiga, o uso da roda d’água é relativamente recente, até hoje alguns povoados do campo costumam usar a peça para irrigar as suas plantações. Nos primeiros experimentos, a roda d’água era equipada com caixinhas e pás, e o seu uso era o mesmo de hoje em dia, levar água até as plantações, vale lembrar que esse tipo de roda era muito popular entre os romanos e gregos. Com o passar dos anos a roda d’água foi se modernizando, a partir dela foram sendo construídos os moinhos hidráulicos. Mas o uso da roda d’água não é uma prioridade dos agricultores, cada vez mais elas estão sendo usadas para complementar a decoração de casas, principalmente aquelas localizadas em áreas mais afastadas.

Usando a roda d’água na sua decoração

A roda d’água usada na decoração poderá ser feita de várias maneiras, se o objetivo for fazer uma espécie de réplica das originais, o recomendado é contratar uma empresa e elaborar uma roda d’água flutuante. Mas se a casa não possui uma área disponível que seja ampla, é possível fazer a sua própria roda com alguns materiais, nesse caso o resultado é uma ótima réplica.

Para aqueles que desejam que as rodas sejam ainda mais autênticas, será necessário possui algum lago ou córrego no local onde ela será instalada. Os profissionais mais indicados para fazer um projeto desse tipo são os decoradores, somente eles poderão saber exatamente qual o tamanho máximo que a roda d’água deverá ter para não comprometer a paisagem ou decoração do ambiente.

No caso de fazer a sua própria roda d’água você vai precisar de alguns materiais como uma estrutura de madeira redonda no tamanho que a sua roda d’água deverá ter, palitos de madeira e cola. Separe os palitos e vá colocando na estrutura de madeira redonda, se quiser ela ainda mais estilizada, você poderá pintá-la na cor de sua preferência. A estrutura de madeira pode ser encontrada em casas que vendem produtos para artesanato, ou em uma marcenaria, nesse caso ela poderá ser feita sob encomenda.

Roda d'água em promoção

Roda d'água em promoção

Para comprar uma roda d’água com preços vantajosos é necessário fazer uma pesquisa nas lojas especializadas. Uma das mais populares é a Rochfer, a empresa costuma oferecer tamanhos variados de rodas. Esse profissional poderá não só prestar uma consultoria, como também poderá combinar as cores harmoniosamente. Para economizar ainda mais, uma boa alternativa é comprar uma roda d’água usada, nesse caso basta apenas fazer alguns reparos, se houver necessidade.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento