Remedio Para Furunculo

O furúnculo é caracterizado pelo acúmulo de pus em determinada região da pele Galeria

O furúnculo é uma doença infecciosa que acomete a pele. Ela é caracterizada pelo acúmulo de pus na região afetada e tecido morto. As complicações de um furúnculo podem levar a abscessos, que são acúmulos maiores de pus que substituem um tecido e podem provocar dor, calor e até perda de função da área afetada.

O furúnculo geralmente ocorre em regiões do corpo com abundância de pelos e sujeitas a transpiração e fricção constante, podendo ocorrer na face, na cabeça, na axila, na região do pescoço, nas nádegas e virilha. Entretanto, a infecção pode ocorrer em qualquer outra parte do corpo, exceto na palma das mãos e na sola dos pés.

Causas

O furúnculo é uma infecção que acomete mais homens que mulheres e ocorrem, sobretudo, na puberdade. Ele ocorre através da infecção do folículo piloso, da glândula sebácea e do tecido subcutâneo. Diversas causas podem favorecer o aparecimento dessas infecções em determinadas partes do corpo. Algumas delas são uso de cigarro, uso de substâncias gordurosas na pele e fricção pelo uso de roupas justas. A infecção é provocada pela bactéria Staphylococcus aureus.

Sintomas e Riscos

A principal característica indicativa da infecção é a formação de abscessos endurecidos, com ocorrência de pus em sua parte central. A região fica avermelhada e pode haver dor. A dor geralmente é eliminada quando a camada que recobre o nódulo é rompida espontaneamente e o pus e o tecido morto são expelidos.

Os riscos geralmente são poucos, já que a infecção tem um quadro de evolução benigno. Mas algumas complicações podem requerer cuidados quando a lesão ocorre em regiões próximas ao nariz e às orelhas, em que há vasos superficiais ligados diretamente aos vasos do cérebro. Outra complicação ocorre quando a bactéria atinge órgãos como ossos e corações através da corrente sanguínea.

Tratamento: Remédios para Furúnculo

Tratamento: Remédios para Furúnculo

O diagnóstico é simples e é feito através de um exame clínico. Em alguns casos específicos, pode ser necessária a realização de um exame laboratorial. Uma vez diagnosticada a infecção o tratamento recomendado pelo profissional médico envolve: limpar a região do furúnculo com uma solução anti-séptica por duas ou três vezes ao dia, aplicação de compressas quentes e úmidas de água com sal, lavar sempre as mãos com água e sabão. Em alguns casos pode ser necessário o uso de remédios para o furúnculo. O tratamento com medicamentos é feito a base de antibióticos.

Os remédios antibióticos são administrados em casos específicos e os mais indicados são neomicina, bacitracina, mupirocina ou ácido fusídico. O uso de antibióticos só deve ser feito por orientação médica.

Há ainda o uso de remédios caseiros para o furúnculo. Um deles é o chá preto. Os sacos de chá devem ser colocados sobre a infecção varias vezes por dia. Outro método é com o uso da cebola. Basta colocar uma rodela de cebola crua sobre o furúnculo, envolvê-la com uma ligadura e deixar agir por 24 horas. Se os sintomas persistirem, o médico deve ser procurado.

Para mais informações sobre remédios para furúnculo visite a loja virtual da Ultrafarma. Lá você encontra ofertas exclusivas e os melhores preços em diversos remédios.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
similares
  • Recomendado 15% OFF em TODO o site + FRETE GRÁTIS!
    Mostrar Código

    CODIGO NÃO É NECESSÁRIO!

    Copiar código

    Válido até 12.08.2015
  • Cupom 15% OFF em todo o site + 12% OFF no Boleto.
    Mostrar Código

    Código Não é necessário!

    Copiar código

    Válido até 31.07.2015 | Ver detalhes

    Valor mínimo da compra: 150