Regras do Xadrez: Conheça e Treine Online

Aprenda as Regras do Xadrez Galeria

Dentre os jogos de tabuleiro existentes no mundo, o xadrez é um dos prediletos pelas pessoas. Isso se deve a sua complexidade de jogadas e estratégias que fascina jogadores do mundo todo. Há inclusive campeonatos nos quais grandes jogadores – ou enxadristas – chegam a disputar até contra computadores. No entanto, para se chegar a um nível destes é necessário muita prática e estudo sobre as regras deste jogo. Se você deseja aprendê-las e se aprofundar, confira o texto a seguir.

Aprenda as Regras do Xadrez

O xadrez se originou da Índia e evoluiu bastante até chegar à sua versão convencional atual. Nessa jornada, ele foi adaptado pelos persas e outros povos, até surgir na Europa durante o renascimento. Desde então, o jogo ganhou extrema popularidade no mundo, e hoje se estima que 605 milhões de pessoas no mundo conheçam as regras do xadrez, e 7,5 milhões destas sejam filiadas a federações de jogadores. Tais federações estimulam o aprendizado e campeonatos deste jogo, contribuindo para que ele ainda permaneça popular. Ainda hoje também são jogadas outras variações deste jogo, como o chinês, mas o convencional ainda é o mais jogado. Nas regras do xadrez, cada jogador controla um grupo de dezesseis peças claras ou escuras. Cada uma dessas peças possui uma habilidade ou condição de uso. O peão, por exemplo, anda uma casa por vez, mas não pode combater outra peça de frente, apenas na diagonal. Já a dama possui o maior número de movimentações possíveis no jogo. No entanto, há apenas uma dama em cada time, e oito peões. O objetivo de todas as jogadas é proteger a peça principal, que é o rei. Neste interim há diversas jogadas que podem ser feitas, algumas até mais complicadas e específicas, como o roque – que protege o rei com a torre –, a captura en passant e a promoção. Entretanto a devida compreensão sobre elas só é adquirida com prática e estudo. Com o tempo, o pensamento rápido aflui e, quem sabe, você possa se tornar um jogador profissional. Para aprender, você pode tanto pegar as regras para imprimir da Wikipedia, quando buscar a ajuda de um profissional oficial pelo Clube de Xadrez Online. Experimente!

Aprofunde-se nas Regras do Xadrez

Aprofunde-se nas Regras do Xadrez

No entanto, se você deseja tornar-se um craque neste jogo, é fundamental que se aprofunde nos estudos. Para isso, há diversos livros especializados que você pode adquirir, como o “Tabuleiro da Vida”, de Herbert Carvalho, e outros. Você pode comprar estes livros e muitos outros através do site da Saraiva, com ótimos descontos. Basta acessá-lo, pesquisar pelos títulos disponíveis do site e escolher o que melhor se adequar aos seus aprendizados sobre este jogo de mesa. Então não perca tempo e estude para tornar-se um grande jogador!

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento