Regras do ping pong: Profissional, de mesa, oficial e muito mais

Regras do ping pong: Profissional, de mesa, oficial e muito mais Galeria

Esporte olímpico, profissional, hobby ou simplesmente uma boa forma de passar tempo com os amigos ou a família. O tênis de mesa, convencionalmente conhecido como ping pong, é um dos esportes mais populares do mundo, com milhares de praticantes nos quatro cantos do planeta - 300 milhões segundo as estimativas.

Conheça mais sobre a história e as regras do ping pong e seja você também um praticante.

Origem

O ping pong foi criado no século XIX no Reino Unido. A ideia era crar uma espécie de ténis em miniatura, para ser jogado em recintos fechados e mais pequenos. Para isso, qualquer utensílio servia para fazer de raquete, bola ou rede.

O jogo foi criando cada vez mais adeptos, junto dos mais novos mas também dos mais velhos, o que levou a que fossem fabricados e comercializados raquetes, bolas e redes a sério, que facilitassem a prática desportiva. Aliás, o sucesso foi tal que o nome ping pong foi registado, passando o esporte a ser chamado oficialmente de tênis de mesa.

A partir de 1901, o ping pong ganhou legitimidade e credibilidade, à medida que começaram a ser organizados torneios, criadas equipas e formada a Federação Internacional de Ténis e Mesa. Em 1988, o ping pong se tornou esporte olímpico, sendo um dos mais novos da sua família.

Regras

O ping pong é o sporte com bola mais rápido de todos. Para o jogar são necessários dois jogadores (ou quatro, para um jogo de pares), uma mesa, uma raquete por jogador e uma bola. Um jogo de ping pong é ganho ao melhor de 5 ou 7 sets e cada um deles é composto por 11 pontos. Em caso de empate aos 10 pontos, ganha o jogador que fizer primeiro dois pontos de vantagem em relação ao oponente.

Sorteia-se qual o jogador que começa a servir. No saque, o jogador tem que fazer com que a bola toque primeiro no seu campo, passe por cima da rede sem tocá-la e toque no campo do adversário. O seu oponente deve fazer o mesmo. Quem falhar primeiro, verá o oponente ganhar um ponto. Se a bola bater duas vezes no mesmo lado da rede, também é ponto. Assim como se alguém deslocar a mesa ou tocar-lhe com a mão. É ainda ponto para o adversário se o jogador acertar na bola com a face da raquete que não é de borracha.

Cada atleta tem direito a dois saques, alternando quando a soma dos pontos seja um número múltiplo de dois.

No jogo a pares, as regras são as mesmas, com a obrigatoriedade de que cada jogador joga de forma alternada.

O ping pong

Para jogar ping pong são necessários 2 ou 4 jogadores, uma raquete por jogador, uma mesa com rede e uma bola.

A mesa deve ter as seguintes dimensões: 2,74 m de comprimento, 1,52 m de largura e 0,76 m de altura.

A meio, a mesa deve ter uma rede atravessada transversalmente a toda a sua largura, com 15,25 cm de altura.

A raquete podeter qualquer tamanho, forma ou peso, desde que 85% do seu material seja madeira. O lado para bater na bola deve ser de boracha e o lado oposto deve ter outra cor. Essas cores têm que ser vermelho e preto.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
similares
  • Recomendado Cupom de 10% de desconto em todo o site da Casa & Video!
    Mostrar Código

    ZANOX10

    Copiar código

    Válido até 31.12.2014 | Ver detalhes | Ver todos os Cupons desconto Casa & Video

    10% de desconto para compras acima de R$ 99,00! Insira o código no carrinho de compras e aproveite!

    Valor mínimo da compra: 99