Recepcionista de Eventos

Recepcionista de Eventos: o que faz e vagas no mercado de trabalho (citar a loja da Catho) Galeria

Essa é a era da comunicação instantânea e de estratégias inteligentes. E os eventos passaram a ser uma dessas estratégias poderosas de marketing, criando um elo forte entre consumidor e empresa.

Os coordenadores desses eventos corporativos, das baladas e festas em geral estão atrás de pessoas com perfil, talento e preparo para ser recepcionista de eventos e paga-se bem!

Será que você se encaixa no perfil? Descubra o que faz o recepcionista de eventos e inscreva-se para trabalhar nessa fascinante e bem remunerada área!

O que Faz o Recepcionista de Eventos

Pode variar de evento para evento e o recepcionista deve atender as solicitações do coordenador do mesmo, mas normalmente auxiliam:

- Convidados conforme vão chegando e querem saber onde se sentar, com quem falar a respeito de algum assunto relacionado ao evento, etc.

- Auxiliará também idosos a chegarem em seus lugares, subir e descer escadas, etc.

- Prestará auxílio ao Cerimonialista quando solicitado.

- Em caso de imprevistos, como convidado sem nome na lista, notícias inesperadas, o recepcionista precisa saber com quem tratar cada assunto de acordo com sua relevância e resolver os por menores.

Em resumo, o recepcionista é o "cartão de visitas do evento", é a primeira pessoa com a qual o convidado se depara e portanto precisa causar uma boa impressão a cada convidado que chegar. Agora que você sabe o que faz o recepcionista de eventos, veja quais são os requisitos e aptidões necessárias para ser um.

Requisitos básicos

Homens e mulheres podem ser recepcionistas de eventos. É preciso ter vocação para conversar e instruir pessoas, pois quem chega a um evento e necessita de ajuda para se situar quer e merece atenção e eficiência sem quaisquer tipos de discriminações.

Além da vocação, o preparo é muito importante, para isso há bons cursos na área que ajudam candidatos a recepcionistas, a prestar o melhor serviço aos visitantes do evento.

A boa aparência, que não necessariamente tem a ver com padrões de beleza é fundamental para quem pretende ser recepcionista em eventos.

Cursos e treinamentos

Em cursos ou treinamentos oferecidos pelas empresas que realizam os eventos são tratados assuntos como:

- Postura profissional

- Educação

- Iniciativa

- Boa vontade

- Pontualidade

- Bom humor

- A importância da simpatia para que os convidados se sintam a vontade.

- Responsabilidade,

- Conhecimentos gerais e fluência para conversar.

- Conhecimentos específicos da ocasião

- Resistência à frustração, entre outros assuntos de alta relevância para o bom desempenho dos recepcionistas.

Onde se inscrever

Eventos como lançamentos de produtos voltados a beleza e moda podem selecionar seus recepcionistas através de agências de modelos. Já eventos corporativos, as agências de emprego como a Catho são as mais procuradas.

Alerta sobre discriminação e preconceito

Se essas atitudes não se espera de nenhuma pessoa, menos ainda do recepcionista de um evento. Para ele, todos são absolutamente iguais.

Postura que se espera das mulheres:

Maquiagem leve e discreta, unhas bem cuidadas e com esmalte de cor clara, cabelos presos, evitar bijuterias, calçados e perfumes discretos e quanto à roupa, geralmente se usa uniforme, mas se for livre, tailler de cor neutra é indicado para eventos sociais e para eventos esportivos ou casuais cabe orientar-se com o coordenador do evento, nunca vá com qualquer roupa que seja sem uma prévia consulta.

Dos homens se espera:

Barba aparada ou preferencialmente feita, unhas limpas e curtas, cabelos curtos ou presos, não deixar tatuagens e/ou piercings à mostra, vestuário e calçados limpos e bem conservados.

Comportamento adequado:

Não fumar nem beber bebida alcoólica em serviço, não mascar chicletes e evitar intimidade com os visitantes.

Como deve ser a comunicação:

Apenas o essencial e assuntos pertinentes ao evento, sem cochichos, gírias e em hipótese alguma caçoar das pessoas.

Ser simpático, versátil, ágil e polido.

Treinamento específico:

Independente de o recepcionista ter curso na área, para cada evento, o correto é a coordenação do mesmo oferecer breve treinamento, explicando de que se trata o evento, para quem é destinado, quais são os objetivos, quem pode e quem não pode entrar, como se portar diante de imprevistos, a quem reportar acontecimentos durante a noite, etc.

Se a coordenação do evento não oferecer esse treinamento, não tenha receio de perguntar pessoalmente, por email com antecedência, para que durante o evento possa desempenhar a função da melhor forma possível.

Salário X Carga horária:

Há empresas que contratam por o recepcionista por 20 horas semanais, há outras em que a carga horária é de 40 horas semanais e há ainda os eventos (baladas) em que se contrata por evento, sem vínculo empregatícia, a título de "free lance" e pagam cachês. Assim como a carga horária é flexível e relativas, o salário também é.

Consulte Catho as vagas de recepcionista de eventos e veja que os salários são bem interessantes em relação a outros de igual carga horária e trabalhos bem menos sociais.

Encontre Vagas

Encontre Vagas

Procurando vagas de recepcionista de eventos no RJ, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, BH e São Paulo?

No site da Catho, há anúncios de vagas para Florianópolis - SC, Salvador - BA, São Paulo - SP e Porto Alegra - RS.

Além de conferir as vagas disponíveis no dia, deixe seu currículo por 7 dias gratuitamente e consulte periodicamente, pois as vagas oscilam, vagas preenchidas, novas vagas, há novidade todos os dias!

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento