Quanto Custa Para Abrir Uma Empresa

Quanto Custa Para Abrir Uma Empresa Galeria

Abrir uma empresa no Brasil requer muito mais que uma boa ideia e dedicação ao negócio. Também é preciso planejar muito bem o montante que será investido nessa empreitada. O valor para abertura da empresa vai oscilar dependendo do tipo: Empreendedor Individual, Sociedade Empresária Limitada ou Sociedade Simples Limitada. Nesse custo, devem estar incluídos gastos com o escritório contábil, tipo de tributação, número de funcionários, faturamento anual, entre outros, considerando inclusive que esses valores mudam de acordo com o Estado onde pretende-se criar a empresa. Continue a leitura para aprender mais sobre quanto custa para abrir uma empresa.

Quanto Custa Para Abrir Uma Empresa 2012: Como Calcular Custos de Tributação de uma Empresa

Quanto Custa Para Abrir Uma Empresa 2012: Como Calcular Custos de Tributação de uma Empresa

O cálculo pode ser feito pelo cidadão, entretanto, é mais fácil contar com a ajuda de um escritório contábil, que poderá orientar não apenas em relação ao dinheiro que deverá ser investido, mas durante todo o processo de abertura da firma. Uma etapa importante é definir o tipo e tributação, que pode ser Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Muitos empreendedores optam pelo Simples Nacional, no qual a arrecadação de impostos é unificada. Mas, atenção, é importante analisar o tipo de firma, por exemplo, às vezes é mais lucrativo optar pelo Lucro Presumido que oferece isenção de alguns impostos, aumentando o lucro da firma.

Investimento de Acordo com o Tamanho da Firma

A pessoa que optar pela abertura de uma firma na categoria Empreendedor Individual gastará até 20% menos que aquela que optar pela abertura de um Sociedade Limitada, cujo processo é bem mais complexo e exige um contrato social. Outro fator que influencia no valor é o Estado, por exemplo, abrir uma firma na Paraíba custa três vezes menos que abrir em Sergipe. Em planos gerais, o empreendedor deve estar preparado para passar entre seis e oito etapas, pagar de 12 a 16 tipos de taxas (que depende do Estado e porte da firma), e reunir aproximadamente 43 tipos de documentos.

Gastos Envolvidos na Abertura de uma Pequena Firma

Para se ter uma ideia de investimento, na abertura de uma pequena firma é preciso somar ao custo gastos com: pesquisa para certificar-se da viabilidade da localização e do nome da firma (se já existe ou não etc), registro na Junta Comercial, Alvará do Corpo de Bombeiros, Alvará de Funcionamento, Alvará Sanitário, Custo de Cartório e Inscrição do Contribuinte. Se comparado a outros países, os gastos com a abertura de uma firma no Brasil chega a custar até seis vezes mais que nos países como Canadá e Rússia. Por isso, quando o assunto é quanto custa, planejar é fundamental, principalmente considerando que o processo inverso, o de fechar a firma, dá ainda mais trabalho e também vai pesar no bolso do cidadão. Para saber mais sobre o assunto, entre agora no site da Saraiva.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
Cupons e descontos
  • 10% de desconto em toda a loja virtual + 10% de desconto no boleto bancário!
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 25.08.2014 | Ver detalhes | Veja todos os cupons de desconto de Extra

    A loja online do Extra está com um desconto aberto de 10% em qualquer forma de pagamento* + 10% de desconto adicionais para quem pagar com boleto bancário ou no débito online. Ou seja, comprando aqui você vai pagar no mínimo 10% mais barato do que comprar na loja.

  • Tudo para as Férias de Inverno com até 80% de desconto.
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 25.08.2014 | Ver detalhes | Veja todos os cupons de desconto de Submarino

    Liquidação de Inverno da Submarino.Tudo para as suas Férias de Inverno com até 80% de desconto. Válido para items da seleção.