Projeto Meio Ambiente Ensino Fundamental: Dicas e Livros

Projeto Meio Ambiente Ensino Fundamental: deve ser lembrado diariamente. Galeria

Já no final do século XX, algumas pessoas se organizavam através de reuniões, documentos oficiais e projetos, preocupados com a situação do nosso planeta. O Greenpeace, a Agenda 21 e a Eco 92, já mostravam a necessidade do Desenvolvimento Sustentável (utilização dos recursos naturais de forma consciente) e se preocupavam com o aquecimento global. Durante muito tempo a população mundial não fez, praticamente nada. Há alguns anos, através da educação ambiental e reportagens que mostravam a destruição da natureza causada pelo homem, as pessoas começaram a se conscientizar de que cidadania e meio ambiente devem caminhar juntos. Começaram então os projetos ambientais, visando a participação de todos, inclusive das crianças. Os recursos naturais precisam ser preservados, visando a sustentabilidade.

Projeto Meio Ambiente Ensino Fundamental: A Necessidade Consciência E Educação Ambiental

Projeto Meio Ambiente Ensino Fundamental: A Necessidade Consciência E Educação Ambiental

O Projeto Meio Ambiente Ensino Fundamental vem sendo feito através da literatura e também de ações concretas, uma forma mais agradável para adquirir o aprendizado. Há muitas maneiras de mostrar para as crianças que elas também podem e devem ajudar com atitudes simples, começando em casa e na escola. Fazer uma horta na escola, com a participação dos alunos, aumenta a sua relação e integração com o meio ambiente. Mostrar a necessidade de evitar o desperdício de água e energia pedindo que levem, à escola, as contas de água e energia para fazer a comparação dos gastos. Caso o valor da conta aumente de um mês para o outro, pedir que cobrem a participação dos familiares na economia desses itens. Fabricar sabão na escola, com óleo essencial. Esse sabão se decompõe mais rapidamente e não é tão agressivo ao ambiente. Depois de pronto, dar um pedaço para cada criança levar para casa. Usar os recipientes coloridos para o lixo reciclável, mantendo o ambiente em que vive sempre limpo. Lembrar-se sempre das palavras: Reciclar, Reaproveitar , Reutilizar, através de poesias, textos e até músicas feitas em sala, com a ajuda da professora. Manter uma caixa na sala de aula para o descarte de pilhas e baterias, pois esses produtos contaminam o solo e também o lençol freático. Há lugares onde esse lixo pode ser depositado para ser recolhido. Juntar latinhas e doar para as crianças que moram em educandários e fazem trabalhos para vender. E também fazer alguns trabalhos usando caixas de leite, garrafas PET, entre outros.Com isso, a quantidade de lixo também diminui. Há um Guia Prático para professores do Ensino Fundamenta (6 a 10 anos) que traz projetos educacionais, indicação de jogos, etc. As atividades contidas nesse livro seguem o programa do MEC. Na loja virtual Fnac, encontram-se os livros: “O livro do Planeta Terra”, “Procura-se galeria de animais ameaçados de extinção”, “Vamos salvar o Planeta”, entre outros. A preservação do nosso planeta é responsabilidade de todos: adultos e crianças.

Projeto Meio Ambiente Ensino Fundamental: através de livros que são de baixo custo.

Projeto Meio Ambiente Ensino Fundamental: através de livros que são de baixo custo.

O Guia Prático para professores do Ensino Fundamental é adquirido através de assinatura por um ano, via internet. São nove parcelas de valores bem baixos. Os livros da Fnac encontram-se com preços acessíveis. Visite o seu site para fazer a sua compra online. Nas Lojas Americanas, há o livro “Meio Ambiente e Educação Ambiental na Educação Infantil e Ensino Fundamental”. Além do preço baixo, está em oferta e pode ser pago em três vezes.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento