Preço do Dolar: Turismo, Comercial e Paralelo Entenda a Diferença

Preço do Dolar: Turismo, Comercial e Paralelo Entenda a Diferença Galeria

O dólar é a moeda oficial dos Estados Unidos da América, e é a principal moeda utilizada para transações internacionais em todo o mundo, além de também ser utilizada no comércio em vários locais do mundo. O órgão responsável pela sua expedição é o FED (Sistema de Reserva Federal, em português).

Dólar comercial, turismo e paralelo - diferença

No Brasil é utilizado o sistema de câmbio flutuante, o que torna a variação do preço do dólar definida pela lei da oferta e demanda dos mercados. Apesar disso, comumente o governo federal atua no mercado de câmbio, de forma a controlar sua flutuação de preço e evitar prejuízos para a economia.

Existem três tipos de cotação da moeda. O dólar comercial, o dólar turismo e o dólar paralelo.

O dólar comercial é utilizado pelo mercado financeiro, empresas e governos. É a cotação utilizada para realizar importações em grande escala, empréstimos corporativos ou públicos, e todo o resto relacionado ao mercado financeiro e empresarial.

O dólar turismo é o dólar utilizado comumente por pessoas físicas. Sua cotação é utilizada na compra de dólar em casas de câmbio, no pagamento de viagens aéreas internacionais e no pagamento da fatura do cartão de crédito quando ocorre compras internacionais, e o preço do dólar turismo é sempre um pouco mais caro que o preço do dólar comercial.

Já o dólar paralelo é o termo utilizado para classificar o mercado clandestino da moeda. Era muito utilizado na década de 1990 devido à hiperinflação, porém hoje em dia é pouco utilizado. Trata-se de um mercado ilegal, e quem participa dele, tanto compradores quanto vendedores, estão sujeito às penalidades definidas na lei, que podem incluir multa ou prisão.

Onde comprar dólar

Diversos sites disponibilizam a cotação do dólar em tempo real. No site da Uol Economia (http://economia.uol.com.br/cotacoes/cambio/dolar-comercial-estados-unidos-principal.jhtm) é possível acompanhar o preço do dolar hoje e utilizar um conversor de moedas, assim como no Economia IG (http://economia.ig.com.br/mercados/p1237553950860.html?gclid=CPPJv77K2q0CFQtZ7AodgmtZlw), na seção câmbio.

Para comprar dólar é necessário ir a alguma agência de viagens, casa de câmbio ou instituições financeiras credenciadas. Ideal para quem vai realizar uma viagem internacional e deseja levar uma quantia em espécie. Geralmente os próprios bancos dos correntistas também oferecem esse serviço. Para conferir uma lista com todos os locais credenciados para a venda de dólar, acesse o site do Banco Central no endereço http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/autorizadasCamb.asp.o.

O preço do dolar atual está cada vez mais baixo, de forma que fica mais barato realizar viagens para o exterior ou então comprar produtos importados.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
similares
  • Recomendado Descontos exclusivos de 12% de desconto em todo o Site, só nesse Link!
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 31.10.2014 | Ver detalhes | Ver todos os Cupons desconto Extra

    Aproveite agora este cupom de 12% de desconto em todo o site. Não é necessário um código , pois o desconto está contido no Link. Confira e aproveite.

  • Outubro Rosa. Produtos com 10% de desconto para ajudar na luta contra o câncer de mama!
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 31.10.2014 | Ver detalhes | Ver todos os Cupons desconto Walmart

    Aproveite 10% de desconto em todos os produtos rosas selecionados + frete grátis acima de R$199,00. Confira e economize.