Pinóquio

Pinóquio: disney, história, resumo do filme, história original Galeria

- Serás o filho que não tive e vou chamar-te Pinóquio.

É Gepeto, um velho e solitário carpinteiro, quem profere esta frase no filme da Disney, "Pinóquio", a segunda longa-metragem da Disney realizada em 1940.

Considerado pelo American Film Institute como um dos 10 melhores filmes de desenhos animados de sempre, "Pinóquio" é um clássico para toda a família.

Saiba mais sobre o filme e a história que deu origem ao boneco que queria ser gente e que, quando mentia, via o seu nariz crescer.

História

Gepeto era um velho e solitário carpinteiro, que certo dia constrói um menino de madeira: Pinóquio! O boneco tinha um desejo secreto - queria se tornar num menino de carne e osso.

Numa noite estrelada, uma fada azul responde às preces de Pinóquio e transforma-o em gente. Gepeto adopta-o imediatamente como o filho que nunca teve.

Com a ajuda do seu amigo, o Grilo Falante, que o aconselha qual consciência, Pinóquio embarca numa aventura que porá à prova a sua lealdade, coragem e, sobretudo, honestidade.

No final, Pinóquio terá que salvar o seu pai, Gepeto, entretanto engolido por uma baleia. Só superando estas provas e compreendendo estas virtudes se poderá transformar num menino de verdade.

Conto original

A história original que deu origem ao filme "Pinóquio", pela Disney, foi inicialmente criada pelo italiano Carlo Collodi, no século XIX, mais propriamente em 1881, com o título "Le avventure di Pinocchio. Storia di un burattino".

Durante dois anos, a história foi acompanhada por ilustrações de Enrico Mazzanti, enquanto era publicada em 36 capítulos no jornal infantil "Giornale per i Bambini".

A história foi desde logo um enorme sucesso, tendo-se tornado num dos contos infantis mais famosos de sempre, sofrendo várias adaptações ao longo dos anos, umas mais fiéis que outras. A mais célebre será, provavelmente, a que Walt Disney levou ao grande ecrã, em 1940.

Filme

Adaptado por Aurelius Battaglia, William Cottrell, Otto Englander, Erdman Penner, Joseph Sabo, Ted Sears e Webb Smith, o filme "Pinóquio" foi realizado em 1940 pelos estúdios de Walt Disney, sendo a sua segunda longa-metragem no cinema.

A história do boneco de madeira que deseja ser um menino de verdade foi um sucesso logo há data do seu lançamento, tendo-se tornado num dos clássicos da Disney. O filme foi inclusive apontado aos Oscares, em 1941 (os de melhor trilha sonora e melhor canção, respectivamente), tendo sido apontado pelo conceituado American Film Institute como um dos 10 melhores desenhos animados da história da sétima arte.

O filme é considerado um dos mais perfeitos da Disney, no que diz respeito à parte técnica, pela complexidade das técnicas utilizadas e pelo nível de detalhe.

O filme pode ser encontrado facilmente no Brasil em edição VHS, DVD e Blueray. Contudo, a dublagem brasileira dos anos 40 do filme é muito rara de achar, pois estas edições utilizam a dublagem feita nos anos 60.

Lojas que você vai gostar
  • Azul
Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
Cupons e descontos
  • Recomendado Cupom de 12% de desconto em todo o Site!
    Mostrar Código

    Seu código foi ativado com sucesso.

    Copiar código

    Válido até 31.10.2014 | Ver detalhes | Ver todos os cupons Extra

    Aproveite agora este cupom de 12% de desconto em todo o site. Não é necessário um código , pois o desconto está contido no Link. Confira e aproveite.

  • 40% OFF em Computadores e Tecnologia!
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 20.10.2014 | Ver detalhes | Ver todos os cupons Walmart

    Aproveite até 40% de desconto em produtos de tecnologia. Clique no Link e confira.