Ossos do corpo humano: As melhores atividades para aprender, jogo

Ossos do corpo humano: As melhores atividades para aprender, jogo Galeria

A lista dos ossos do corpo humano consta de 206 nomes e ainda outros extras não nomeados que correspondem à variação anatômica. São os ossos que dão o formato do nosso corpo: ombro estreito, quadril largo, pé grande. Neles se inserem os músculos, os ligamentos unem os ossos e as articulações permitem uma movimentação sem atrito e também aumenta a coesão, completando assim o aparelho locomotor.

Ossos do corpo humano: aprender brincando

Ossos do corpo humano: aprender brincando

Os ossos são classificados em longos, curtos, sesamoides, laminares (ou planos), irregulares, pneumáticos. Os ossos sesamoides são aqueles que se desenvolvem em tendões, como a patela. Os pneumáticos são aqueles em que há circulação de ar em suas cavidades, como quase todos os ossos da face. Outra classificação dos ossos também é em relação à função que exercem: axiais dão sustentação, enquanto os apendiculares, que formam os membros, permitem a locomoção. Na medula óssea, localizada no interior dos ossos, ocorre produção das células sanguíneas. Os ossos longos são divididos em epífise, metáfise e diáfise. Os ossos longos são os que possibilitam o crescimento vertical do ser humano a partir de cartilagens de crescimento localizadas na metáfise, que posteriormente se ossificam. A quantidade de cartilagem visível à radiografia nos ossos longos, como falanges, permite ao médico deduzir a idade óssea de uma criança e se ainda há possibilidade de crescimento. O estudo ósseo permitiu à humanidade conhecer mais até mesmo dos seus antepassados. As anatomia dos ossos de homens e mulheres são nitidamente diferentes e também se modificaram ao longo da evolução humana. O homem possui ombros mais largos, tórax maior, pelve mais estreita, sacro mais longo e estreito e proporção maior das pernas em relação ao corpo. Os homens contemporâneos têm crânio maior que os primeiros hominídeos.

Sobre os jogos que envolvem a anatomia dos principais ossos do corpo humano, temos: http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/ossos_do_corpo_humano_ciencias_1.html. Nesse, você tem que relacionar os nomes dos ossos aos números correspondentes. O nível dessa brincadeira é básico. Para ter uma noção antes de brincar você pode ver figuras na internet, ou se quiser estudar mais a fundo ler livros e atlas sobre o assunto. O livro texto mais conhecido no Brasil é o Moore, e há alguns atlas, como Netter, Sobotta, Yokochi (com fotos). Em outro jogo você não precisa saber desde o início onde ficam os ossos no primeiro, mas tem que ser rápido para progredir para o próximo nível. É o http://www.anatomyarcade.com/games/WAB/WAB.html (em inglês). Outro site para brincar, mas com as partes separadas do corpo são: http://www.purposegames.com/game/ossos-do-cranio-quiz (crânio), http://www.purposegames.com/game/desafio-do-blog-ossos-da-mao-1-quiz (mãos), http://www.purposegames.com/game/desafio-do-blog-ossos-do-pe-quiz (pés), http://www.purposegames.com/game/anatomia-ossos-escapula-quiz (escápula). Divirta-se e aprenda muito!

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
Cupons e descontos