Ossos da face: suas funçoes, os melhores livros para aprender

Ossos da face: suas funçoes, os melhores livros para aprender Galeria

A face é o principal meio de interação do ser humano com o mundo exterior. É nela que estão os principais órgãos dos sentidos: visão, paladar, audição. É através dela que o mundo sabe o que queremos: mímica da face, fala. Quando uma pessoa sofre de paralisia facial, como por exemplo, na paralisia de Bell, sua comunicação com o mundo é altamente prejudicada. O indivíduo passa a não ser entendido completamente pelo próximo, o que traz grande angústia.

Ossos da face: composição e funções

Ossos da face: composição e funções

Os ossos da face exercem várias funções: proteger os órgãos e nervos ali existentes, muito delicados; possibilitar a articulação da fala; servir de substrato para inserção de músculos da mímica. Esses ossos possuem uma arquitetura especial, aerada e com espaços preenchidos de ar, os seios paranasais. Eles se comunicam com a cavidade nasal. Possibilitam drenagem de secreção caso este órgão ou outras estruturas secretoras estejam congestionados, evitando assim que a pressão atrapalhe de todo a função.

Na projeção da face em vista frontal estão seios frontais, células etmoidais, e seio maxilar. Em vista lateral está o seio esfenoidal. Em conjunto, formam os seios paranasais. Os principais ossos da face são: frontal, nasal, maxila, zigomático, temporal, concha nasal inferior, mandíbula, lacrimal, vômer, etmoide, parietal, esfenoide. Os reparos anatômicos da face são extremamente importantes, tanto para localização das regiões procuradas quanto na prática clínica. Em casos de trauma, por exemplo, é importante saber que se o olho for atingido, a tendência é que se hernie em sentido inferior, pois a base inferior medial dos ossos que compõem a órbita (zigomático, esfenoide, lacrimal, etmoide, e frontal) é mais frágil. Os principaisreparos da face são: sutura internasal, processo frontal da maxila, sutura frontolacrimal, sutura esfenofrontal, margem supraorbital, sutura coronal, ângulo esfenoidal do parietal, asas maior e menor do esfenoide, fissura orbital inferior, margem infraorbital, sutura zigomaticomaxilar, processo alveolar da maxila, espinha nasal anterior, forame mentual, corpo da mandíbula, sutura intermaxilar, ramo da mandíbula, conchas nasais inferior e média, forame infraorbital, sutura nasomaxilar, sutura esfenozigomática, sutura frontozigomática, forame supraorbital, sutura frontomaxilar, sutura frontonasal, escama frontal.

Os principais livros sobre o assunto são os atlas de anatomia. Pode-se começar com atlas geral, e depois passar para os específicos de face. Os principais títulos de anatomia são Netter, Yokochi, Sobotta, Grey´s Anatomy. Em termos de livro texto de anatomia, um dos melhores é o Moore. A vantagem do livro texto há explicações das funções das estruturas do corpo, mas em termos de figura deixa a desejar. Por isso é recomendável ter um livro texto e um bom atlas.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
Cupons e descontos
  • Dia da Informática com até R$ 500 OFF!
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 19.08.2014 | Ver detalhes | Veja todos os cupons de desconto de Submarino

    Dia da Informática. Tudo para aumentar a sua rede com até R$ 500 OFF! Clique no Link e confira.

  • Descontos de até 12% em todo site da Saraiva
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 20.08.2014 | Ver detalhes | Veja todos os cupons de desconto de Livraria Saraiva

    O desconto aplica-se para pagamento no cartão de débito de crédito e pode variar de acordo com as categorias. Verifique no site da Saraiva o valor mínimo de compra para a categoria de produto que deseja comprar.