O Que É Preciso Para Abrir Uma Empresa: Dicas Para Fazer

O Que É Preciso Para Abrir Uma Empresa Galeria

Que o Brasil vem se destacando no cenário internacional isso não é nenhuma novidade; novidade talvez seja para os menos informados que boa parte desse impulso dado na economia é provenientes das micro e pequenas empresas que, que não raras vezes, nascem de um sonho empreendedor e acaba por ser uma empresa em cujas famílias encontram seu sustento. Todavia, se o sonho de todo empreendedor é ser dono do próprio nariz, muito mais desejo ele tem em formalizar seu negócio para que o mesmo, operando dentro das leis e normas comerciais, possa crescer cada vez mais. Para isso, vamos saber um pouco do que é preciso para abrir uma empresa, mesmo que de pequeno porte.

O Que É PrecisoPara Abrir Uma Empresa Individual

O Que É PrecisoPara Abrir Uma Empresa Individual

O rito de abertura de uma empresa, seja ela individual ou em sociedade, requer, claro, um conhecimento mínimo daquilo a que se destina o fato; todavia, não é essa complexidade contábil e normativa a qual nosso povo está tão habituado em um sistema burocratizado como o nosso. Antes de dar entrada na junta comercial de seu estado para gerar o CNPJ (cadastro nacional de pessoa jurídica), pois toda empresa para operar na legalidade tem que ser pessoa jurídica que recolha impostos como tal e gere notas fiscais de serviço ou produto. Então, logo de início, o seu contador irá verificar em qual perfil tributário a sua empresa se enquadra: se microempresa ou empresa de pequeno porte. Isso é importante pois é com base nesses perfis que ele irá enquadrar os tributos a serem levantados para o fisco municipal, estadual e federal. O empreendedor que decidir optar pelo porte de microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP) deve decidir de antemão se vai atua sozinho ou em regime de sociedade. Tanto em um como em outro, para ser microempresa terá que ter faturamento anual ou inferior a R$ 240.000,00. Se o empreendimento ainda não começou, deverá reger o perfil da empresa o ativo com a qual ela irá começar para que possa servir de base para a liberação dos impostos a serem taxados no ato da lavratura de abertura da mesma. Se a empresa começar como uma sociedade entre contantes, haverá de ter um contrato social entre as partes definindo claramente o quanto cada um tem de cota na empresa, o quanto entra com recurso e quanto irá ou poderá lucrar. Traçado o perfil, definido o capital inicial de giro declarado no imposto de renda e enquadrada em uma classificação contábil de atuação, a empresa requer um nome fantasia inexistente no mercado e da entrada na junta comercial para a geração do CNPJ.

O Que É Preciso Para Abrir Uma Empresa De Pequeno Porte

O Que É Preciso Para Abrir Uma Empresa De Pequeno Porte

Sendo assim, o Que É Preciso Para Abrir Uma Empresa De Pequeno Porte é baseado no faturamento se ela já estiver em operação e deseja se formalizar, ou com base no capital ativo da empresa (capital inicial, maquinário, imóvel, etc.). Todo esse trâmite deve ser de preferência, acompanhado por um contador experiente que irá aconselhar a melhor forma de atuar e aderir a este ou aquele perfil tributário. Para saber mais sobre o trâmite de abertura de uma empresa acesse agora mesmo o site do Sebrae e tire todas as suas dúvidas.

Lojas que você vai gostar
  • Claro
Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
Cupons e descontos
  • Até 50% OFF com cartão Submarino + 10% pagamento à vista!
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 09.09.2014 | Ver detalhes | Veja todos os cupons de desconto de Submarino

    Aproveite Todo o Site com até 50% OFF + 10% em compras acima de R$ 299 pagos em 1x. Válido somente para compras com o Cartão Submarino.

  • Recomendado Tablets com até 30% OFF!
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 05.09.2014 | Ver detalhes | Veja todos os cupons de desconto de Livraria Saraiva

    Aproveite esta super promoção de Tablets com até 30% de desconto. Clique no Link e confira.