Modelo de Folder: criação, impressão, como fazer

Modelo de Folder: criação, impressão, como fazer Galeria

Folders são impressos feitos em papéis especiais, normalmente papel couché brilhante ou fosco, com gramatura entre 150 e 230 g/m², contém pelo menos uma dobra e é usado como propaganda institucional ou promocional.

Muito confundido com o panfleto, o folder é um impresso mais elaborado, deve conter mais imagens e criar um aspecto visual impactante, por isso requer uma atenção maior por parte do designer para a sua elaboração. Geralmente seu conteúdo é dividido em partes.

Na capa é divulgado a marca ou o título do assunto a ser tratado no folder. Na parte interna, o assunto da capa é desenvolvido em tópicos com sequência lógica para melhor compreensão do receptor da mensagem. Na parte final, normalmente o verso, é utilizado para divulgação dos meios de contato da empresa, como site, telefone e endereço.

Aprenda como fazer um folder e todo o processo de criação deste material e onde encontrar Modelo de Folder na internet.

Tipos e Modelo de Folder

Tipos e Modelo de Folder

Normalmente as gráficas trabalham com tamanhos padrões de folders, assim como quantidades. Quanto mais folders você quiser, mais barato sai a mão de obra de impressão pois a quantidade faz o valor cair.

Embora haja padrões, muitas empresas optam por fazer um modelo de folder diferenciados, com cortes em formato arredondado ou característico à algum produto ou logotipo da empresa. Esse tipo de serviço, que requer tratamento especial e faz a impressão custar mais caro que o normal, mas deve-se levar em consideração, na hora da escolha do modelo, o tipo de público e o resultado que se quer atingir ao distribuir os folders.

Um bom investimento pode trazer também um ótimo retorno para o negócio.

Criação de Modelo de Folder

Os folders normalmente partem de uma ideia planejada anteriormente por uma equipe de criação. Aspectos como, tipo de público, finalidade, conteúdo, são discutidos nesta etapa até que se chegue a um consenso de qual tipo de folder será criado.

Um rascunho pode ser feito para servir de guia na hora da execução. Para transferir a idéia para o computador, existem vários programas no mercado capazes de dar excelentes resultados.

Um deles é o famoso Photoshop, ferramenta da Adobe capaz de criar e tratar imagens com qualidade indiscutível. Outra alternativa é o Corel Draw, um programa potente também que trabalha com gráficos vetoriais, e tem sua versão para tratamento de imagens que não deixa quase nada a desejar para o Photoshop.

Se a criação do seu folder envolver mais fotos e texto, opte pelo Photoshop, se for mais gráficos vetoriais, desenhos de formas, o Corel Draw é mais intuitivo e mais fácil de trabalhar. Terminado o trabalho de criação, é chegada a hora de levá-lo à gráfica e fazer o orçamento. Decidida a quantidade e os valores, basta mandar para a impressão e aguardar seus folders ficarem prontos.

Na internet existem milhões de exemplos de folders para te ajudar na inspiração do seu trabalho. O site Photoshop Creative (http://www.photoshopcreative.com.br) é um excelente lugar para encontrar um Modelo de Folder feitos no Photoshop, além de tutoriais bacanas.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
similares
  • Recomendado Descontos exclusivos de 12% de desconto em todo o Site, só nesse Link!
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 31.10.2014 | Ver detalhes | Ver todos os Cupons desconto Extra

    Aproveite agora este cupom de 12% de desconto em todo o site. Não é necessário um código , pois o desconto está contido no Link. Confira e aproveite.

  • Outubro Rosa. Produtos com 10% de desconto para ajudar na luta contra o câncer de mama!
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 31.10.2014 | Ver detalhes | Ver todos os Cupons desconto Walmart

    Aproveite 10% de desconto em todos os produtos rosas selecionados + frete grátis acima de R$199,00. Confira e economize.