Moda Anos 50

Moda anos 50: feminina, masculina, rock, Brasil Galeria

Entende-se por “moda” a tendência de costumes, de usos e de consumo por que se caracteriza a sociedade própria de cada época, em sua atualidade. Mais do que a variação do vestuário ao longo dos tempos, a moda é um fenômeno expressivo da identidade do indivíduo dentro de seu grupo.

Estilo anos cinquenta

Multifacetada, a moda é composta por diversos estilos influenciados por diversos aspectos. Por exemplo, historicamente, a década de cinquenta é marcada pelo fim da Segunda Grande Guerra no mundo, após a qual os Estados Unidos despontavam como líderes do mundo ocidental, o “lifestyle” americano invadira todos os lugares. Nacionalmente, o Brasil expressa uma situação econômica bastante favorável devido ao crescente progresso industrial e pelas tendências nacionalistas de produção tupiniquim, o que gera todo um clima modernizante e desenvolvimentista. Reafirmado no modo de governo proposto por Juscelino Kubitschek, os anos cinquenta são lembrados pelo empenho cosmopolita e pelos “anos dourados” de que desfrutaram a classe média, mediante a impreteribilidade da indústria cultural e do poder da mídia. A construção de Brasília; a inauguração da TV Tupi e do Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro; a Bienal paulista; a vitória do Brasil no Campeonato Mundial; o surgimento da Bossa Nova: são eventos que confirmam certo clima de prosperidade por que passara a nação.

Marcados pelo empenho generalizado de afirmação da indústria nacional, os anos cinquenta tendem a se desarticular da exclusividade dos artigos importados e da hegemonia da influência estrangeira. É nesse período em que surgem butiques e costureiros famosos com modelos próprios, geralmente desvinculados das tendências de fora e inspirados em uma moda brasileira. O surgimento da alta costura no Brasil traz uma série de procedimentos a respeito da autenticidade da moda nacional como a que nascera por necessidade de adaptação climática tropical: ressaltam-se tecidos leves e de estamparias mais avivadas.

É nos anos cinquenta que a mulher tornou-se mais feminina, delicada, romântica e cheia de “glamour”. Vestidos na altura dos tornozelos, cintura bem marcada, sapatos de saltos altos, luvas, peles, jóias, luxo. Saias amplas estilo balonê ou godê completa, estilo guarda-chuva ou saias franzidas apoiadas por anáguas, plissadas ou pregueadas, tecidos brilhantes como o tafetá e o cetim, crepe de seda, tule e o “jersey”. Mas foi também na década de cinquenta que a juventude americana despontou com o estilo “Rock’ n roll” em que o comprimento das saias batia no meio da batata da perna, estampas de bolinhas ou de flores eram um charme. A renovação da indústria têxtil nacional se deu pela criação de materiais sintéticos, como o náilon, que passa a compor os lingeries e as malhas.

Na moda “rocker” masculina, os homens preferem os topetes aos moldes “pompadour” de Elvis Presley ou o “rabo-de-pato” em que o cabelo era penteado para trás e no topo da cabeça se fazia um rolo que formava um grande topete ou cabelos simplesmente desleixados. Os mais “rebeldes” se inspiram em James Dean e Marlon Brando, aderindo à sensação da jaqueta e bota de couro, camiseta estilo “t-shirt” branca e calça de brim justa. Abuso do delineador preto, rímel marcado, cílios postiços e sobrancelhas definidas, batons de tons escuros, rabo de cavalo, meias soquetes, pouco decote; um estilo colegial para as moças.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
Cupons e descontos
  • Recomendado Cupom de 20% de Desconto
    Mostrar cupom

    CMKE1Q20PCHKH6D4

    Copiar código

    Válido até 01.12.2014 | Ver detalhes | Veja todos os cupons de desconto de Netshoes

    Aproveite 20% de desconto nas compras acima de R$ 1000,00! Marcas de Exceção: Nike, Adidas, Mizuno, Puma, Asics, Caloi, Oakley. Categorias de Exceção: Bike, Suplementos, Eletrônicos, Games, Fitness

    Valor mínimo da compra: 1000

  • Recomendado Cupom 20% de desconto
    Mostrar cupom

    20SET13

    Copiar código

    Válido até 31.12.2014 | Ver detalhes | Veja todos os cupons de desconto de Centauro

    20% de desconto Exceções: Adams, Adidas, Asics, Babolat, Caiaker, Caloi, Capricho, Cavalera, Coca Cola, Converse, Eko, Fox , Garmin, Gibbon, Go Pro, Go Run, GT, KHS, Kikos, Lacoste, Mac Boot, Mizuno, Mormaii, New Balance, Nike, Oakley, Oregon, Penalty, Polar, Puma, Roller Blade, Saucony, Soul Clycles, Supflex, Suunto, The Simpsons, Thule, Timberland, Track e Bikes, Xeryus , West Coast, Snake, Victor Inox, Xps Sports, Kappa. Regras em (http://www.centauro.com.br/sc/regras).