Ministerio do Trabalho Seguro Desemprego Consulta

Site do Ministério do Trabalho e Emprego Galeria

O seguro desemprego existe no Brasil desde 1986. O benefício é destinado a trabalhadores formais perderam de forma involuntária seus empregos. As empregadas domésticas e os pescadores artesanais têm direito a receber o benefício também quando perdem sua fonte de renda. Saiba como fazer a consulta de sua habilitação no seguro desemprego online. Também apreenda a fazer a consulta do pagamento das parcelas do benefício e confira as novas regras de pagamento.

Ministerio do Trabalho Seguro Desemprego Consulta: Consulta do Pagamento de Parcelas

O pagamento do seguro desemprego é feito através do banco público Caixa Econômica Federal. Para tanto a Caixa disponibiliza uma conta corrente para o recebimento e um cartão magnético, o cartão cidadão. Com ele os beneficiários podem realizar o saque do pagamento e consultar extratos nas agências do banco, bem como em casas lotéricas. A Caixa também paga por esse sistema outros benefícios sociais e trabalhistas como o bolsa família e o bolsa escola. O recebimento do Fundo de Garantia também é feito pelo cartão cidadão. No momento da retirada do cartão nas agências do banco é solicitado aos clientes que criem uma senha de caráter pessoal para poder começar a operar suas contas. Fique sabendo que é possível consultar o pagamento de parcelas de todos benefícios realizados pela Caixa sem a necessidade de ir a uma agência e casa lotérica. Os beneficiário podem realizar a consulta online diretamente no site da Caixa. Para conseguir acessar os extratos dos pagamentos de benefícios online os trabalhadores devem possuir uma senha de internet que é diferente da senha do cartão. No caso de ainda não possuir essa senha se pode requisitar ela diretamente no site. Para tanto deve-se informar o número do NIS (PIS/PASEP/NIT) informar o texto da imagem de segurança que aparecerá na tela e clicar em cadastrar senha.

Ministerio do Trabalho Seguro Desemprego Consulta: Habilitação

Ministerio do Trabalho Seguro Desemprego Consulta: Habilitação

O Governo Federal disponibiliza também o serviço de consulta sobre a habilitação para o recebimento do seguro desemprego. Para fazer isso basta ir ao site do Ministério do Trabalho e Emprego. Tenha em mão o seu número do PIS-PASEP ou do NIT (Numero de Identificação do Trabalhador). Digite um desses números no campo indicado e posteriormente preencha o texto da imagem de segurança que aparecerá logo abaixo desse campo.

Ministerio do Trabalho Seguro Desemprego: Alterações da Nova Lei

Ministerio do Trabalho Seguro Desemprego: Alterações da Nova Lei

Em vinte e seis de outubro de dois mil e onze a presidenta Dilma Rousseff sancionou uma lei que altera as regras para o recebimento do seguro desemprego. A principal alteração condicionou o pagamento do benefício a matricula e freqüência dos trabalhadores ao cursos profissionalizantes do Pronatec. De acordo com a nova lei o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) fornecerá aos trabalhadores sem emprego com nível de escolaridade igual ou inferior ao Ensino Médio cursos profissionalizantes gratuitamente. Os cursos destinam-se a melhorar a capacidade desses trabalhadores em se recolocar no mercado de trabalho. A freqüência e a matricula nos cursos do Pronatec são condições para o recebimento do seguro desemprego, desde a emissão da nova lei. Porém, no caso de não haver cursos disponíveis em sua cidade ou em sua área de atuação profissional os trabalhadores não terão o pagamento do benefício cancelado pela não matricula nesses cursos. Realize a consulta sobre o pagamento de seu seguro desemprego com esses recursos online. Confira também a habilitação de seu pedido de seguro desemprego diretamente na internet.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento