Menstruação marrom: e pouca, e com coagulos, o que fazer

Menstruação marrom: e pouca, e com coagulos, o que fazer Galeria

Distúrbios menstruais

A menstruação faz parte do esquema fisiológico da mulher, desde a adolescencia até menopausa. Mensalmente, um óvulo é libertado a fim de ser fecundado, ao mesmo tempo, o útero vai-se preparando para receber e criar o futuro embrião. No entanto, quando não acontece a fecundação, isto é, a mulher não engravida, a preparação do útero é desfeita ocorrendo a descamação do endométrio. Esse processo origina a menstruação e dá inicio a um novo ciclo.

O ciclo menstrual e o próprio período menstrual variam de mulher para mulher. Algumas mulheres têm uma menstruação abundante e com uma duração prolongada (6 ou 7 dias), ao passo que outras tem um fluxo menstrual reduzido e apenas por 2 ou três dias. Esta variação é normal, no entanto, algumas mulheres sofrem de variados distúrbios menstruais.

O ciclo menstrual normal responde a critérios quanto à frequência, quantidade e duração que deve ser:

- Frequência entre os fluxos de 21 a 35 dias.

- 2 a 7 dias de duração do fluxo.

- Entre 25 a 70 ml de quantidade de fluxo.

Causas e tratamento:

O sangramento excessivo é um dos distúrbios menstruais mais frequentes entre as mulheres, quer quanto à sua quantidade, frequência ou duração e pode atingir tanto adolescentes como mulheres quase na menopausa. Esse sangramento anormal não é uma doença, mas antes, um sintoma de algum problema.

Quando existe uma alteração de um dos parâmetros do ciclo menstrual, isto é, o sangramento é excessivo em quantidade, frequência ou duração, é considerado sangramento uterino anormal.

Quando o sangramento forma coágulos é sinal que o fluxo é superior ao normal.

O sangramento uterino disfuncional tem o objetivo de normalizar o controle hormonal sobre o tecido endometrial e o tratamento hormonal é, na maioria das vezes, suficiente para restabelecer um ciclo normal. Por vezes basta esclarecer a mulher sobre a disfunção no sangramento ou adotar um anticoncepcional oral. No entanto, por vezes é preciso recorrer à cirurgia.

Existem vários padrões anormais de sangramento, a Hipomenorréia, por exemplo, é caraterizada por um sangramento escasso.

Um dos problemas causadores de irregularidades menstruais são as temidas e dolorosas cólicas menstruais (dismenorréia), atingem uma grande percentagem de mulheres e podem ocorrer com ou sem lesões nos órgãos pélvicos. A dismenoréia primária ocorre durante as primeiras menstruações e pode reduzir quando a mulher atinge a casa dos vinte anos de idade, não ocorrem lesões pélvicas.

A dismenorréia secundária está relacionada com problemas do sistema reprodutivo, por exemplo; infeções, miomas uterinos. Também pode estar relacionada com o uso do dispositivo intra-uterino (DIU).

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
Cupons e descontos
  • Recomendado
    Livros juvenis para adolescentes é nas Americanas
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 30.07.2014 | Ver detalhes | Veja todos os cupons de desconto de Americanas

    Compre livros juvenis de diversos gêneros e receba no conforto da sua casa sem enfrentar filas e demoras. É só escolher e comprar.

  • Recomendado
    15% de desconto em TODA loja
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 28.04.2014 | Ver detalhes | Veja todos os cupons de desconto de Netshoes

    Campanha de 8 milhões de fãs no Facebook - com 15% de desconto na loja toda, exceção em produtos Lançamento.