Menstruação escura: pode ser gravidez, o que é

Menstruação escura: pode ser gravidez, o que é Galeria

A menstruação é um processo fisiológico do corpo feminino e geralmente ocorre pela primeira vez quando a mulher tem entre os 10 e os 16 anos. Não existe uma idade exata para que tal fato ocorra, existe sim uma preparação do próprio corpo para que tal acontecimento suceda. A menstruação é apenas a expulsão de sangue pela vagina, ocorre uma vez por mês e tem uma duração de 3 a 7 dias. O intervalo entre o fim duma menstruação e o inicio da outra é de 28 dias mas este tempo pode ser mais curto ou mais longo, entre 21 e 35 dias.

Descrição

O sangue expulso pela mulher durante a sua menstruação é de cor vermelho vivo mas, pode por vezes adquirir outro tom principalmente o de castanho-escuro. Mas, atenção que uma menstruação escura não pode ser sinal de gravidez pela simples razão de que a menstruação é sinal de que não houve fecundação. Se não ocorreu a fecundação do óvulo não pode haver uma gravidez e a ocorrência da menstruação é a prova disso mesmo.

A diminuição ou aumento do fluxo menstrual, a alteração da sua duração ou até a alteração da cor do fluido menstrual podem ser sinal de outros problemas tais como ferimentos no útero, nas trompas, no endométrio, no colo do útero, no saco de Douglas, nas paredes vaginais, por privação hormonal ou por descamação do endométrio. Se apresenta um destes sintomas não deve hesitar em procurar o seu médico pois só ele, com a ajuda de exame físico, laboratorial e ecográfico pode determinar a razão dessas alterações.

Corrimentos

Os corrimentos vaginais que muitas mulheres apresentam são muitas vezes sinais de preocupação por parte destas e às vezes até de pânico. Esses corrimentos podem variar de cheiro e de cor e devem ser sempre avaliados pelo ginecologista. Aparecem devido a vários factores tais como a vaginose, a tricomoníase e a mais habitual e mais conhecida, a candidíase. As três anteriores são visíveis pela mulher mas, também há os corrimentos anormais que são produzidos á entrada do útero tais como a clamídia, o mioplasma e a gonorreia.

Não devemos esquecer que alguns destes corrimentos surgem em consequência do uso inapropriado de produtos de higiene que alteram muitas vezes o PH da vagina. Outro motivo importante no aparecimento destes corrimentos é o stress e os antibióticos que diminuem os lactobacilos responsáveis pela flora vaginal. Também o látex dos preservativos pode ser responsáveis pelo aparecimento destes incómodos corrimentos.

O aparecimento destes corrimentos e da menstruação de cor escuro são os grandes responsáveis na maioria das vezes pelas idas ao médico trazendo consigo a vantagem de se poder detectar e despistar outras doenças mais graves.

Como Se Cuidar

A melhor forma de verificar as causas e cuidar da sua saúde, no entanto, é consultando o seu médico. Caso não tenha um ginecologista, a​ Unimed fornece uma lista com os melhores para os clientes dos seus planos. Acesse o site e conheça as vantagens de ser cliente Unimed em todo o país.

Lojas que você vai gostar
  • Vivo
  • Unimed
Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
Cupons e descontos
  • 10% de desconto em toda a loja virtual + 10% de desconto no boleto bancário!
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 30.09.2014 | Ver detalhes | Ver todos os cupons Extra

    A loja online do Extra está com um desconto aberto de 10% em qualquer forma de pagamento* + 10% de desconto adicionais para quem pagar com boleto bancário ou no débito online. Ou seja, comprando aqui você vai pagar no mínimo 10% mais barato do que comprar na loja.

  • Recomendado Cupom 20% de Desconto!
    Mostrar Código

    CMKE1Q20PCHKH6D4

    Copiar código

    Válido até 01.12.2014 | Ver detalhes | Ver todos os cupons Netshoes

    20% de desconto com exceção de marcas e categorias. Marcas de Exceção: Nike, Adidas, Mizuno, Puma, Asics, Caloi, Oakley. Categorias de Exceção: Bike, Suplementos, Eletrônicos, Games, Fitness