Menstruação: duas vezes no mes, com anticoncepcional

Menstruação: duas vezes no mes, com anticoncepcional Galeria

Toda mulher saudável, tem ciclo menstrual regular, ou seja, uma vez por mês. A menstruação é o resultado da não fecundação do ovócito. Uma vez não fecundado há a eliminação, através da vagina.

Motivo de muita dor de cabeça entre as mulheres são as alterações que ocorrem ou não durante este período. Qualquer modificação acaba sendo motivo de alerta, geralmente de gravidez, entretanto nem sempre o caso é grave ou significa a vinda de um bebê.

Entendendo a mentruação

O ciclo menstrual sofre variação de acordo com cada mulher, variando entre 28 ou 30 dias. O ciclo tem início na pré-ovulação, indo para a ovulação e pós-ovulação, senguindo geralmente o mesmo processo. Exceto em casos de alteração hormonal ou outro fator de saúde.

Algumas doenças podem causar alterações no ciclo menstrual, dentre elas feridas no colo do útero, infecções, anemia, distúrbios hormonais, dentre outras. Assim, pode ocorrer de haver menstruação duas vezes no período de 30 dias. Vale ressaltar que qualquer sangramento que esteja fora do período é considerado hemorragia, devendo ser feita a procura imediata de um ginecologista para verificar as causas do problema.

Existem medicamentos especícos que ajudam a regular o período menstrual, dentre eles temos a pílula anticoncepcional e reguladores menstruais. O primeiro, além de regular a menstruação faz com que a mulher tenha um ciclo de 28 dias. O fato se deve a forma como a pílula é administrada. O segundo é recomendado em casos específicos e somente com a indicação médica.

Em um ciclo de 28 dias, onde a mulher faz uso do anticoncepcional, é possível ocorrer menstruação 2 vezes em um único mês, pois alguns meses são compostos de 31 dias. Assim, se acontecer de você menstruar 2 vezes no mesmo mês, não se desespere, é normal que isso aconteça por que há uma uma diminuição no número e o ciclo acaba encurtando. Porém, se o fato ocorrer com frequência você deverá procurar um médico para verificar quais os fatores que estão causando esta alteração.

Vale lembrar que de 2 a 2,5 anos após a primeira menstruação várias modificações podem ocorrer no ciclo menstrual, pois a glândula reguladora pode ainda ser imatura (o que é normal). Logo, pode acontecer de menstruar mais de uma vez no mês ou até mesmo ficar sem menstruar. Após este período a glândula se desenvolve e o ciclo passa a ser regulado.

Em casos de maiores dúvidas ou de sintomas que persistem procure um médico. Lembre-se de fazer os exames de rotina como o auto exame das mamas e prevensão.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
similares
  • Recomendado Cupom 10% OFF em 300 mil itens de todo o site!
    Mostrar Código

    EXPP10Z

    Copiar código

    Válido até 01.09.2015 | Ver detalhes

    Válido apenas para os produtos vendidos e entregues pelo Extra (confira na página do produto). Se o desconto do site for maior que o cupom, prevalece o maior desconto. Somente para os itens do link!

  • Recomendado Cupom 12% de Desconto!
    Mostrar Código

    Código Não é necessário!

    Copiar código

    Válido até 07.09.2015 | Ver detalhes

    Comprando por este link ganhe 12% em TODO o site + até 10% extra de desconto em pagamentos no boleto bancário. Se você já iniciou sua compra, insira novamente os produtos no carrinho por este link. Não é necessário incluir código! Exceções: Fitness e Musculação, Bikes, Jogos, Combos, Selo Lançamento e Marcas GoPro, Wilson, Babolat, Optimum Nutrition, Capodarte, Colcci, Coca-Cola, Triton, Democrata, West Coast, Tip Top, Tip Toey Joey e Jorge Alex

    Valor mínimo da compra: 150