Menstruação Desregulada: Causas e Como Se Cuidar

Menstruação desregulada: pode ser gravidez, causas Galeria

Quando a menstruação atrasa uns dias a mulher logo pensa na hipótese de estar grávida. Este pensamento ocorre porque todas sabem que a menstruação só tem lugar se não tiver ocorrido entretanto a fecundação. Mas, é preciso esclarecer que um atraso menstrual pode ter muito mais causas para além duma simples gravidez. Aqui vai encontrar todas as causas para uma menstruação não regular.

Ciclo menstrual

Ciclo menstrual

Todos os meses pelo menos um óvulo em cada mulher está preparado para ser fecundado e o útero faz toda a sua preparação para o receber, desenvolvendo simultaneamente condições para o seu crescimento. Se a fecundação não se processou ocorre a descamação do endometrio dando lugar à menstruação e começa novo ciclo menstrual. Esta é a razão porque quando a menstruação atrasa a mulher vai imediatamente pensar que está gravida.

Alterações menstruais

As anormalidades menstruais preocupam qualquer mulher e deve saber que estas surgem em consequência de várias causas como doenças. Esta hipótese implica a necessidade de consultar o seu ginecologista pelo menos uma vez por ano para efetuar exames de forma a saber se essas doenças estão ou não presentes. Só o seu médico pode informá-la da causa duma menstruação irregular e dos tratamentos a que deve ser sujeita para resolver o seu problema.

A mulher pode apresentar durante o seu ciclo reprodutivo, ou seja desde a adolescência até à menopausa, problemas de saúde que determinem estas alterações. Alguns problemas são de fácil resolução mas só o seu médico pode determinar o que fazer.

O Síndrome de Ovários Policísticos manifesta-se essencialmente por menstruação irregular. Os ovários da mulher com esta síndrome apresentam aumento de volume e pequenos quistos. Se esta doença não for tratada vai posteriormente haver ausência de ovulação e mais tarde dificuldade em engravidar.

A Endometriose é caracterizada pela presença de endometrio (tecido que cobre o útero e prepara-o para uma gravidez) fora do útero, nomeadamente nos ovários, nas trompas e na região pélvica.

Os Problemas de Tiróide podem também determinar ciclos menstruais inconstantes. A Tiróide é a responsável pela produção de algumas hormonas fundamentais ao bom funcionamento do organismo nomeadamente a fertilidade.

Os Miomas Uterinos são apenas tumores benignos e muitas vezes desenvolvem-se sem manifestar qualquer tipo de sintoma. No entanto podem aumentar o fluxo menstrual e o seu tempo de duração. Na grande maioria das vezes necessitam de serem removidos cirurgicamente porque são causadores de dor, hemorragia e infertilidade.

A Desnutrição resultante de casos como bulimia e anorexia podem também determinar a regularidade do ciclo menstrual. Uma alimentação desequilibrada leva a que não sejam produzidas as hormonas que regulam o ciclo menstrual.

Médicos e Medicamentos

Para ter certeza das alterações em sua saúde, o melhor mesmo é procurar um médico. A Unimed fornece guia médico e profissionais de ginecologia que figuram na lista dos melhores do país. Para pílulas anticoncepcionais, que regulam a menstruação e ainda previnem possível gravidez, a Ultrafarma fornece as melhores marcas.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
Cupons e descontos
  • Recomendado
    Livros juvenis para adolescentes é nas Americanas
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 30.07.2014 | Ver detalhes | Veja todos os cupons de desconto de Americanas

    Compre livros juvenis de diversos gêneros e receba no conforto da sua casa sem enfrentar filas e demoras. É só escolher e comprar.

  • Recomendado
    15% de desconto em TODA loja
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 28.04.2014 | Ver detalhes | Veja todos os cupons de desconto de Netshoes

    Campanha de 8 milhões de fãs no Facebook - com 15% de desconto na loja toda, exceção em produtos Lançamento.