Menstruação adiantada: pilula, tomando anticoncepcional

Menstruação adiantada: pilula, tomando anticoncepcional Galeria

O ciclo menstrual é evento significativo para todas as mulheres. Para muitas representam sinal de sua feminilidade, enquanto outras desejam não sangrar nunca se possível. Porém até mesmo as que optam por não menstruar querem saber que elas podem. Algumas têm ciclos bastante regulares e se assustam quando sua menstruação está adiantada. Isso pode de fato ser motivo de preocupação, mas também pode ter causas não patológicas.

Razões para menstruação adiantada

Razões para menstruação adiantada

Às vezes o que é chamado de menstruação adiantada pode ter outra fonte de sangramento além do endometrial, e ser confundida pela mulher. Ela pode ter origem na vagina, na uretra ou no reto. Nas mulheres em idade reprodutiva, sempre é importante considerar como um sinal e uma complicação da gravidez e deve-se lembrar que pode haver mais de um distúrbio ao mesmo tempo.

A hipomenorréia significa pouco e incomum fluxo menstrual, muitas vezes formado apenas por uma mancha de sangue escura, marrom, na menstruação adiantada ou normal. Entre as causas da menstruação adiantada está a sinéquia uterina (Síndrome de Asherman) e comumente ocorre em mulheres que realizaram abortos por algum método mecânico, como curetagem. Algumas mulheres que usam anticoncepcional oral podem notar menstruação adiantada com fluxo escasso. Podem ficar tranqüilas, porque esse tipo de menstruação adiantada é normal. É o chamado escape. Acontece principalmente no início do uso da pílula, em que o organismo ainda está se adaptando aos níveis hormonais advindos do anticoncepcional. Também pode ocorrer quando se usa várias cartelas ininterruptamente, visando a uma suspensão da menstruação. O endométrio do útero se torna espesso e com o tempo o epitélio acaba descamando. Não é uma doença nem representa preocupação, a não ser pela surpresa da menstruação adianta que pode ocorrer em ambientes inesperados. A metrorragia é o sangramento intermenstrual e também pode ser interpretado pelas mulheres como menstruação adiantada. O sangramento ovulatório ocorre no meio do ciclo sob a forma de manchas de sangue. Pólipos endometriais e carcinomas do endométrio e da cérvice são as causas orgânicas. Nos últimos anos, a administração de estrogênio não produzido no corpo passou a ser uma causa comum desse tipo de sangramento. Mas se esse sangramento intermenstrual ocorre a intervalos irregulares pode ser um indício de tumores malignos ou complicações de uma possível gravidez. Polimenorréia descreve períodos que ocorrem com freqüência excessiva. Em geral, esse distúrbio está associado a não ovulação e raramente à abreviação da fase lútea do ciclo menstrual, aquela em que a mulher produz progesterona, e que a possibilita de manter a gestação se engravidar.

É importante lembrar que a menstruação não é um processo orgânico isolado e sofre influência das emoções. Portanto, se a mulher estiver passando por fatores estressantes que a abalem de forma excessiva, até menstruação mais pontual do mundo pode ficar adiantada ou atrasada. Sempre se oriente com seu médico.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
Cupons e descontos
  • Exclusivo
    Ovos de Páscoa com 10% de desconto na Americanas.com
    Mostrar cupom

    DESCONTO NO PRODUTO

    Copiar código

    Válido até 17.04.2014 | Ver detalhes | Veja todos os cupons de desconto de Americanas

    Este é um link de CUPOM. O valor de 10% de desconto já está abatido no valor do produto!

  • Recomendado
    15% de desconto em TODA loja
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 22.04.2014 | Ver detalhes | Veja todos os cupons de desconto de Netshoes

    Campanha de 8 milhões de fãs no Facebook - com 15% de desconto na loja toda, exceção em produtos Lançamento.