Marmores e Granitos

O mármore e o granito são pedras ornamentais que conferem alto valor agregado a revestimentos e peças. Galeria

Rochas muito utilizadas na construção civil, o mármore e o granito são pedras ornamentais que conferem alto valor agregado a revestimentos e peças. Seu uso é frequente em acabamentos de pisos, tampos de mesa, pias e bancadas. Essas pedras possuem ótimo assentamento, uma vez que quase não se percebe o rejunte entre uma peça e outra.

Os mármores e granitos são rochas ígneas, de formação vulcânica. Os mármores são formados pelo metamorfismo do calcário. Sua estrutura é maciça e apresenta granulação variada. Eles apresentam grande porosidade sendo suscetíveis a manchas e desgaste. Já os granitos são pedras formadas por mica, quartzo e feldspato. Eles são mais duros e resistentes que os mármores. Outra de suas propriedades é a alta resistência à absorção de água e abrasão.

Como Escolher Mármores e Granitos

Como Escolher Mármores e Granitos

Versáteis, os mármores e granitos possuem ótimas aplicações. No entanto, é necessário conhecer as propriedades de cada pedra para definir que tipo usar em cada projeto ou ambiente. O mármore é um material clássico e funciona muito bem como elemento de decoração nas áreas nobres de uma residência ou edificação. Seu uso é recomendado para pisos de salas, halls de entrada, lavabos e banheiros. Devido à sua alta porosidade não se recomenda sua aplicação em cozinhas.

O granito, em função de sua alta resistência, pode ser utilizado como revestimento de piso de áreas externas, lavanderias e cozinhas. Seu uso também é frequente em bancadas de cozinhas e banheiros. Ele também pode ser aplicado em áreas externas e bordas de piscina, com a adição de material antiderrapante.

Dicas de Decoração

Dicas de Decoração

Um das vantagens das pedras ornamentais é que elas são sempre tendência no universo da decoração, ou seja, nunca saem de moda. Assim, é possível otimizar espaços e compor ambientes incríveis utilizando mármores e granitos como opções de revestimento e acabamento.

Uma dica é seguir a semiótica das cores. Cores quentes como vermelho, marrom, bege, laranja e amarelo trazem a sensação de aconchego. Portanto, uma boa ideia é utilizar pedras nessas cores nas salas de estar. Outra referência associada a essas cores, segundo os especialistas da área, é que são estimulantes de apetite. Por isso, não hesite em usá-las em cozinhas e salões de restaurantes.

O branco passa uma sensação de limpeza e pureza. Assim, utilize pedras ornamentais em branco para clarear ambientes como banheiros, cozinhas, halls de entrada, corredores e lavanderias. Já as cores frias produzem sensação de relaxamento. Assim, opte por pedras em tonalidade verde e azul para quartos, bibliotecas e consultórios. Para o quarto das crianças a sugestão são cores vibrantes, como pedras em azul, vermelho e amarelo.

Para mais dicas de decoração utilizando mármores e granitos, leia revistas especializadas em decoração. A Editora Abril tem títulos disponíveis.

Onde Comprar em SP e no Brasil

Onde Comprar em SP e no Brasil

O mercado conta com diversas lojas especializadas na comercialização de mármores e granitos espalhadas pelo Brasil, como em Curitiba, Porto Alegre, Mossoró (RN), Maceió, RJ e SP, por exemplo.

Para quem reside em São Paulo, uma boa opção é a Leste Mármores. Seu portfólio conta com diversos modelos e cores de pedras ornamentais. Ela desenvolve projetos para ambientes residenciais, comerciais e industriais, atendendo toda a Zona Leste de São Paulo, além das regiões de Mogi das Cruzes, Suzano, Baixada Santista e Litoral Norte. Confira a linha completa e demais informações como preços, contato e orçamento no site da empresa.

Lojas que você vai gostar
  • Azul
Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento