Educação e Aprendizagem

As melhores lojas virtuais visualizadas:

  • 1 Avaliações

    A Catho é uma loja virtual que faz a gestão de currículo de candidatos bem como de propostas de trab...
    Leia mais ›
    Ir à loja ›
  • 1 Avaliações

    Muitas vezes queremos estudar e aprender novas coisas, mas não encontramos tempo. Uma alterna...
    Leia mais ›
    Ir à loja ›
  • 1 Avaliações

    Vocês já pararam para reparar o quanto é importante o conhecimento de uma língua estrangeira? Hoje e...
    Leia mais ›
    Ir à loja ›
  • 1 Avaliações

    Seria muito legal se todos nós aprendessemos inglês. Além da língua inglesa ser muito complicada par...
    Leia mais ›
    Ir à loja ›
  • 0 Avaliações

    A Cultura Inglesa foi fundada em 1934 com a finalidade de ser um meio de integração entre o ...
    Leia mais ›
    Ir à loja ›
  • 0 Avaliações

    O Colégio Anglo é uma rede de ensino que possui escolas espalhadas em diferentes cidades brasileiras...
    Leia mais ›
    Ir à loja ›
  • 0 Avaliações

    Desde 2004, a empresa Ecid (Educação Continuada Internacional à Distância) vem promovendo a ...
    Leia mais ›
    Ir à loja ›
  • 0 Avaliações

    O grupo de serviços Graber se iniciou em 1982 com a empresa Graber Segurança Eletrônica; em 1991...
    Leia mais ›
    Ir à loja ›
  • 1 Avaliações

    Mega Concursos é uma instituição voltada para preparação de concursos públicos. A Mega oferece p...
    Leia mais ›
    Ir à loja ›
  • 0 Avaliações

    A Casa dos Concursos é uma loja especializada em materiais diversificados para concursos público...
    Leia mais ›
    Ir à loja ›
  • 0 Avaliações

    A busca por uma vaga em um órgão público atualmente é grande. Várias pessoas têm se ...
    Leia mais ›
    Ir à loja ›
  • 0 Avaliações

    Mundo Positivo é um portal que reúne lojas de livros, músicas, jogos, comput...
    Leia mais ›
    Ir à loja ›
  • 0 Avaliações

    A história da English Town começou em 1965 quando um empresário sueco fundou a Education Fir...
    Leia mais ›
    Ir à loja ›
Na época em que o Brasil era colônia de Portugal, quem quisesse que seus filhos estudassem numa instituição de Ensino Superior tinha que enviá-los para a Europa, mais comumente para Portugal. Por conta disso, a ideia de se criar universidades e faculdades no país encontrou resistência por muito tempo. Os colonizadores e a elite brasileira da época não concordavam com a criação das instituições no país, pois achavam que seria melhor que seus filhos estudassem em Coimbra. Além disso, Portugal julgava que essa seria uma forma de manter os laços entre os dois países fortalecidos.

Na verdade, grande parte da resistência de Portugal se dava como forma de manter o controle e dominação sobre sua colônia. Durante mais de 100 anos, em toda a época colonial e monárquica, as tentativas foram sem sucesso. De início, foram criadas apenas algumas escolas superiores profissionalizantes.

Apenas em 1808 foi criado o Curso Médico de Cirurgia na Bahia, localizado em Salvador, e, apenas alguns meses depois, a Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica no Hospital Militar do Rio de Janeiro. Durante a época do Império, outras tentativas foram realizadas. Apenas em 1909 foi criada a Universidade de Manaus, a de São Paulo, em 1911 e a do Paraná, que se localiza no centro de Curitiba, em 1912. Todas elas como instituições livres. Em 1915, foi criada a primeira universidade oficial, a Universidade do Rio de Janeiro e, em 1927, a Universidade de Minas Gerais.

Em 1930 foram criados o Ministério da Educação e Saúde e o Conselho Federal de Educação. Só a partir daí o Ensino Superior começou a se considerado indispensável no país. Uma das mudanças feitas na época foi o ensino facultativo da religião, até então matéria obrigatória, além da criação da UNE – União Nacional dos Estudantes.

Tendências Atuais em Universidades e Faculdades Brasileiras

No mais novo ranking das melhores universidades do mundo, a USP (Universidade de São Paulo) foi a que ocupou melhor lugar entre as instituições não só do Brasil, como da América Latina. Ela ocupou a 139ª posição na lista das 200 melhores, 30 posições acima de sua colocação no ranking anterior. Na 228ª posição, encontra-se a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), segunda instituição brasileira a aparecer no ranking. Portanto, as duas melhores instituições atuais de ensino superior se encontram em SP.

Entre outras grandes universidades do país temos a Universidade Federal de Santa Catarina, que tem como campus central Florianópolis, mas também tem diversos campus em outras cidades do Estado; em Joinville, Curitibanos e Aranranguá. O campus de Florianópolis existe desde 1960. Também em Santa Catarina é possível encontrar a Universidade do Sul de Santa Catarina - que possui campus em Florianópolis e Tubarão -, instituição online que apresenta campus por todo o Brasil, além de campus em outras cidades do mundo.

No nordeste do país uma boa opção é a UNIFOR (Universidade de Fortaleza), criada em 1973. É uma conceituada instituição do país com diversos cursos de graduação nas áreas humanas, ciências, jurídicas, saúde etc., além de pós-graduações (especialização, mestrado e doutorado) e centro de pesquisa e extensão.

No norte do país, desde 1964, existe a Universidade Federal do Acre, primeiramente apenas uma Faculdade de Direito, expandindo-se para outras áreas até que 10 anos depois, em 1974, se consolidou como a Universidade do Acre. Possui campus em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul.

Entre as maiores tendências que estão em evidência nas universidades e faculdades brasileiras está a globalização. Com programas do governo como o Ciência Sem Fronteiras, cada vez mais estudantes tem a possibilidade de expandir seus estudos através de intercâmbios de até um ano em outros países. E a globalização se dá tanto para os estudantes quanto para os professores, que atualmente podem visualizar mais possibilidades de cursos profissionalizantes fora do país.

Outra grande tendência é quanto o uso da internet e redes sociais. As faculdades e universidades brasileiras cada vez mais expandem seus conteúdos, aulas e formas de acesso para outras plataformas, como os populares smartphones, a fim de capturar esse novo público tão adepto dessa nova tecnologia.

Além disso, uma tendência atual nas universidades brasileiras é a criação de cotas sociais e raciais, como uma tentativa de diminuir o problema do preconceito e desigualdade social que assola o país há séculos.

Encontre a Melhor Universidade ou Faculdade Mais Perto de Você

Nesse cenário, o portal Dsconto surge como uma ótima ferramenta de auxílio na escolha entre as universidades e faculdades brasileiras em atual funcionamento, independente da sua cidade.

O portal mostra as melhores opções em Estados e cidades brasileiras, como fala de algumas específicas e dá ótimas opções de cursos externos, gratuitos ou com descontos, para uma otimização do ensino, além de auxiliar no processo de encontrar vagas de emprego e informar sobre o que são vários cursos que podem ser estudados; uma forma de ajudar o estudante a escolher a sua área com mais precisão. 
123>
Subcategorias