Logistica: melhores livros, sobre o tema, com entrega em todo Brasil

Logistica: melhores livros, sobre o tema, com entrega em todo Brasil Galeria

Para diferenciar os seus produtos e competir no mercado, as empresas buscam nas atividades consideradas anteriormente de apoio uma oportunidade para agregar valor à sua cadeia produtiva. Nesse sentido, a área de logística surge com o objetivo de tornar disponíveis produtos e serviços no local onde são necessários, no momento em que são desejados, com o mínimo custo. Segundo Ansoff (1990, p. 34), os consumidores:

"[...] tornam-se cada vez mais exigentes – exigindo informação completa sobre o que compram, exigindo responsabilidade após a venda por parte do fabricante, e deixam de tolerar a poluição ambiental como subproduto."

Mas o que é logística?

Mas o que é logística?

"Trata de todas as atividades de movimentação e armazenamento que facilitam o fluxo de produtos e/ou serviços desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviços adequados aos clientes a um custo razoável." Ballou (1993, p. 112)

A administração logística trabalha com redução de gastos desnecessários, que não agreguem valor ao produto; ela objetiva desperdício zero e aumento da qualidade do serviço ofertado, sendo delineado na moderna logística empresarial.

Em tempos atuais, já reconhecemos a logística como fator diferencial competitivo. Ela agrega valor ao produto final e atribui noções de qualidade às empresas que o fazem de forma eficiente.

Logística empresarial

A Logística empresarial é uma ferramenta gerencial que sustenta uma vantagem competitiva ao empresário. Dependendo do ramo do negócio, o custo logístico, incluindo o custo de materiais comprados chega a 70% do preço final de venda, sendo assim, um ponto crucial a ser analisado.

Logística de Transporte

O Transporte é considerado a atividade logística de maior importância à empresa, e normalmente absorve a maior parte dos custos de seus projetos. Porém a logística vai muito além do transporte.

Existem vários meios de levar a mercadoria ao consumidor final. Os transportes mais conhecidos e utilizados são: o rodoviário, ferroviário, marítimo ou fluvial, aeronáutico e, mais recente, o dutoviário.

A logística aplicada ao transporte analisa os meios para que a empresa obtenha os melhores resultados por meio de metodologias variadas de transporte, roteiros mais vantajosos e a otimização ao utilizar os meios de transporte disponíveis.

Enfim, todos os fatores do processo logístico devem possuir um foco definido, que é o de atender as necessidades de seus consumidores finais.

Dicas: Encontre os melhores livros de logística nos grandes varejistas, como por exemplo, O Walmart, que possui entrega em todo território brasileiro.

Sugestões de leitura:

100 EVENTOS que abalaram o mundo. São Paulo: Melhoramentos. 1978.

ANSOFF, Igor. A nova estratégia empresarial. São Paulo: Atlas,1990.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
Cupons e descontos