Lareira

Lareira:eletrica, a gas e a lenha Galeria

As lareiras são em geral buracos abertos na parede de uma casa que dão em uma chaminé no telhado. São mais comuns em países frios, pois neles é necessário utilizar formas alternativas de aquecimento. No Brasil não é comum encontrar lareiras nas casas, as mais luxuosas geralmente são as que possuem. Mesmo nos lugares frios por aqui é comum se utilizar de aquecedores elétricos, mas manter uma lareira custa caro e dá trabalho com a limpeza. Mesmo quando há chaminés nas casas daqui são em geral porque há fogão ou forno a lenha no local, necessitando de uma pequena chaminé para dar escape a fumaça produzida pela madeira. Nos Estados Unidos elas são comuns, pois lá é frio e a condição financeira da população é um pouco melhor, o que facilita ter uma lareira.

Foi lá que surgiu a tradição que o Papai-Noel no Natal desce pela chaminé das casas para deixar presentes debaixo da árvore natalina. Eles só esqueceram que poucos países tem a cultura de ter lareira e chaminé em casa. No Brasil por exemplo, o Papai-Noel sempre é retratado também entrando nas casas pela chaminé, mesmo quase não sendo encontradas por aqui.

Tipos de lareira

Tipos de lareira

Existem alguns tipos de lareira. Casas de madeira também possuem lareira, mas dificilmente são buracos abertos na parede. Geralmente se faz um puxado de tijolos, "invadindo" o cômodo. Nas casas de material pode ser feito assim também, porém o mais comum é que se abra um buraco na parede e se faça um puxado de tijolos para fora, economizando espaço. As lareiras primeiramente eram todas a lenha, pois era a única forma de manter o fogo aceso nelas.

Mas foram criadas as lareiras ecológicas, como a lareira elétrica que é funciona de maneira parecida com a natural, porém o fogo é mantido por gás, não fazendo sujeira e dando bem menos trabalho. A intensidade do fogo pode ser alterada através do controle de gás. Algumas versões podem ser adaptadas de uma lareira já existente e colocado um lenho falso, que dá a impressão de realmente estar queimando lenha. Mas também há as lareiras a gás estilo filete, que são apenas um equipamento estreito do qual sai a fileira de chamas a gás. Não é necessário ter uma lareira já existente no ambiente.

A grande novidade fica por conta da lareira elétrica. Ela é na verdade um aquecedor que simula a aparência de uma lareira. Há lareiras elétricas muito boas, que simulam o efeito de fogo de modo 3D, mas não queima de verdade. O controle de temperatura é feito por controle remoto mas também pode-se deixar o efeito 3D da lareira aparecendo sem ela estar aquecida, oferecendo maior segurança, principalmente no caso de haver crianças em casa.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento