Laje de Isopor

Laje de Isopor: acabamento, como fazer, comprar material Galeria

A laje de isopor nada mais é do que a ideia que surgiu para termos variações mais eficientes para além do bloco de cerâmica usado na armação das lajes pré-moldadas. Antes esse tipo de laje era feito de viga de cimento com ferragens e blocos de cerâmica semelhantes aos tijolos usados na construção civil. Com o tempo o uso de outros materiais foram pesquisados e chegaram então ao “tijolo de isopor”, uma alternativa com várias vantagens em relação ao material antigo.

O material usado na laje de isopor é o EPS (poliestireno expandido), mais conhecido como Isopor que é a marca mais conhecida no Brasil de EPS. Já grandemente usado na indústria de embalagens pelo seu alto poder de isolamento térmico na conservação dos alimentos, bebidas, remédios, etc.

guia de compras

guia de compras

Este tipo de laje, de acordo com estudiosos no ramo tem muitas vantagens como por exemplo o preço, dá uma economia real na fundação da obra de cerca de 20 a 25%, de 50% nos materiais somente da laje e usa-se cerca de 40% menos concreto.

Além da economia que já se nota no ato da compra em relação à laje pré-moldada tradicional a laje de isopor é de custeio menor no total da obra também pelo seu peso menor que é de cerca de 10kg/m³ em relação à tradicional que pode chegar à 2,5 mil kg/m³, fazendo uma grande diferença em relação à carga sobre o baseamento do imóvel. Além disso, o uso do concreto é extremamente menor, trazendo uma economia muito grande.

Para esse tipo de laje podemos encontrar poucas variações que dependem muito do fabricante. Alguns oferecem a viga lisa que fica entre os blocos de isopor, outros oferecem a treliça que tem ferragens que ficam de fora da viga, são as ferragens que devem ser armadas e colocadas antes do concreto que já vem com as vigas, é um pouquinho mais caro, mas é de grande praticidade.

As placas de isopor também podem vir de vários tamanhos e até sob medida se for possível. Para aqueles que não conhecem muito bem o EPS é um plástico celular e com certa rigidez, similar a uma espuma ele é usado em embalagens de todos os tipos, na construção civil, etc. tem sido preferência nacional pelo seu baixo custo, sua leveza e sua capacidade de isolamento.

dicas de compras

dicas de compras

A laje de isopor ou lajota é segura, mais prática e de baixo custo, os profissionais da construção civil recomendam esse tipo de laje nas construções, deixando de lado as ideias erradas de que ela pode pegar fogo, de que é difícil de fazer o acabamento, entre outras lendas. Pelo contrário, ela é perfeita para se ajustar a tubulação elétrica, dá a possibilidade de uma instalação mais limpa, é isolamento acústico e térmico, não trinca nem racha, e ainda evita o aparecimento e propagação de insetos.

Esse tipo de material você encontra fácil em qualquer loja de material de construção da sua cidade, para aqueles que gostam da comodidade de compras pela internet ou não tem tempo para ir à uma loja física damos dicas de lojas virtuais com bons preços e atendimento excelente. Confira então o site, onde você poderá dar uma checada nos preços, podendo comparar qualidade e ainda tem as opções de tirar dúvidas com consultores especializados.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento