Jogos de Pipa

Jogos de pipa: Relo, infantil, 3d e muito mais sobre essa brincadeira Galeria

Soltar pipa é uma brincadeira infantil muito divertida que estimula a criatividade da criança pois ela tem que se esforçar para fazer a pipa erguer e quase sempre precisa de ajuda para isso, o que ajuda a socialização. Uma pipa é conhecida por outras nomes em várias regiões do país, como "pandorga", "raia", "papagaio" e outros.

Uma das partes mais interessantes na brincadeira da pipa talvez seja construir uma, pois não é difícil e é divertido. Uma pipa é feita com pedaços pequenos de bambu ou outra madeira, mas o bambu é melhor por ser mais flexível. Claro que um bambu fino, não aquele grosso. Basta fazer uma cruz envergada com dois pedaços e amarrar o centro com um fio. Depois disso deve-se encapar a pipa. Em geral, isso é feito com seda, por ser um papel leve, mais fácil de subir. Alguns encapam pipa com sacola plástica que também é leve. A pipa precisa de uma rabiola para ter estabilidade e não ficar rodopiando no ar. Isso pode ser feito com um fio amarrado na ponta inferior dela e fica melhor se alguns pedaços de sacola ou fita forem amarrados por toda a sua extensão. Para erguer a pipa é necessário muito fio. Há carreteis de fio específicos para pipa. Ele deve ser amarrado firmemente no centro da pipa. Para erguer também é necessário vento. Alguém deve segurar a pipa e a outra pessoa correr contra o vento, levando o fio e puxando a pipa. Quando ela levantar, tem que ir se soltando mais e mais fio para que ela ganhe altitude.

Manobras de pipa

É possível fazer algumas manobras com a pipa no céu. "Dar um retão" é o nome que se dá quando se puxa a pipa e ela desce rápido e logo levanta.

Uma das partes mais divertidas para muitos é poder competir com outros soltadores de pipa. Competir quem ganha em altura e também tentar cortar a pipa dos outros. Para isso é feito o "relo", onde um fio encosta no outro até cortar. Com isso, muitos conseguem pegar a pipa do outro e trazer para si, ou simplesmente fazer com que ela voe para longe.

Há vários formatos de pipa, não se limitando ao feito com cruz de bambu. Há pipas em formato de caixa, que usam outra dinâmica para alçar voo. Há pipas em formato de pássaros, que são realmente muito bonitas e bem grandes.

Há até mesmo jogos de pipa em 3D para soltar pipa, encontrados em sites de jogos em flash, mas não tem tanta graça quanto soltar uma pipa de verdade.

Cuidados ao soltar pipa

Soltar pipa pode ser uma brincadeira perigosa na cidade, devido aos muitos fios de luz espalhados pelas ruas. Se o fio da pipa enroscar no fio de luz, pode causar um curto, deixando muitas casas sem energia e pode eletrocutar o soltador de pipa, podendo até matar. Fora que as rabiolas e pipas que ficam presas nos fios deixam a rua mais feia.

Outro perigo é o cerol, uma mistura de cola e vidro que é usada para deixar o fio mais cortante. Essa prática já matou a muitos que tem seus pescoços cortados pelos fios com cerol, principalmente motoqueiros e todo dia deixa pessoas feridas. Essa prática é proibida, mas ainda assim muito praticada. Soltar pipa é uma atividade saudável para se fazer em um parque ou sítio.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento