Isca para pacu: em Pesqueiro, Rio, Pacu-Caranha e Mais

Isca para pacu: em Pesqueiro, Rio, Pacu-Caranha e Mais Galeria

O pacu é um peixe bem apreciado pelo ser grande e por ser muito valente para tirar da água. Tanto para pesca em pesqueiros como no ambiente natural é necessário o uso de isca certa, de acordo com os hábitos alimentares do peixe, e um equipamento que resista a esse peixe.

Iscas para pacu: as melhores dicas para pescar esse peixe

O Pacu, pacu-caranha ou caranha é um peixe típico do pantanal sul-matogrossense, muito apreciado nos pesque-e-pague pela sua resistência e o tamanho que se encontra, até 2 a 5kg, mas na natureza ele pode chegar a 70 cm e até 15 kg. Ele tem o corpo coberto com formato de disco com escamas pequenas e numerosas, coloração variando do castanho ao cinza-escuro conforme a época do ano e o dorso amarelo dourado. Os dentes são molariformes para alimenta-se de folhas, crustáceos, caramujos, frutos e detritos orgânicos. O pacu pode ser cruzado com o peixe Tambaqui e o hibrido formado recebe o nome de tambacu, quando a fêmea é tambaqui e o macho é pacu ou paqui, quando a fêmea é pacu e o macho é tambaqui.

Para pegar esse peixe, pode ser de duas maneiras, com vara e carretilha/molinete ou pelo sistema de batida. Para o sistema de batida, isca deve atingir a água com a vara de bambu, como se fosse uma fruta caindo perto da margem ou em plantas aquáticas.

Isca de Pacu

Deve ser usada varas resistentes, com 4 a 5m de comprimento, e com linha 0,60 a 0,70mm, anzol com haste curta de número 3 a 4, não precisa usar chumbo. Para o uso de carretilha, a vara deve ser de ação média a média/pesada, pelo tamanho do peixe, e, para essa situação, é recomendado o uso de chumbo.

Para não arrebentar a linha, é importante que não se use encastroador, e use anzol com a haste mais comprida, para evitar que o peixe corte a linha. Para a pesca em lagos e rios naturais, é necessário o maior silêncio possível e muita paciência para esperar o peixe acomodar a isca, e evitar que ele escape.

São muitos tipos de iscas que podem ser usadas para capturar esse peixe, mas somente devem ser usadas iscas naturais como queijo, laranjinha de pacu, minhocuçu, caranguejo, salsicha, lesma, frutas em geral como acerola, manga, goiaba, pitanga, mortadela, fígado, bolinhas e massas.

Uma boa receita de massa é a massa de maracujá, feita com 2 maracujás, meio copo de suco concentrado de maracujá, 2 gotas de essência de baunilha, suco em pó no sabor maracujá e farinha de trigo. Misture a polpa do maracujá com o suco concentrado e a baunilha, bata no liquidificador e coe esse suco. Misture o suco coado com a farinha de trigo até desgrudar das mãos, faça pequenas bolinhas, e cozinhe no suco em pó misturado com água fervendo. Depois de cozidas e frias, misture com fubá. Essa é uma receita infalível para pescar o peixe.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
presente-dia-das-maes
Artigos relacionados
Explore todos os produtos
Selecione uma categoria e navegue por uma enorme variedade de produtos
  • Iscas de pescaria
Cupons relacionados
Os melhores Cupons de Desconto
Siga-nos no Facebook!