Infravermelho fisioterapia: como usar e as contra indicações

Infravermelho fisioterapia:  como usar e as contra indicações Galeria

Há uma ampla utilidade no uso do raio infravermelho em fisioterapia, uma vez que a radiação produz calor quando em contato com a pele, o qual é captado pelos receptores nervosos do corpo, denominados termorreceptores, cuja terapêutica consiste em provocar variações químicas no metabolismo celular e assim desencadear alterações fisiológicas que resultam na melhoria ou até na cura de diversas patologias clínicas, como edema, dor e lesão de músculo, nervo e articulação, trauma ortopédico, nevralgia, artrite e reumatismo.

Como usar o infravermelho em fisioterapia

A forma mais comum de usar o raio infravermelho em fisioterapia é por intermédio da lâmpada incandescente, cuja eficácia terapêutica depende da duração e intensidade dos raios a serem irradiados na região que deve ser tratada.

Em edemas cutâneos causados por contusões, os raios infravermelhos ao aquecerem a pele atingem estratos mais profundos dos tecidos lesionados, provocam a dilatação dos vasos sanguíneos e permitem um fluxo maior da circulação sanguínea, que resulta na redução do inchaço e no alívio da dor.

A ação desses raios também surte efeito analgésico em tratamentos continuados, como em quadros reumáticos e redução dos sintomas da artrite, devido ao estímulo causado pelo infravermelho na produção de colágeno.

As lâmpadas de infravermelho encontradas para comercialização possuem potência de 150w, ao passo que em aparelhos mais específicos de fisioterapia elas tem potência a partir de 200w, que chegam até 1000w para as luminosas e 1500w para as não luminosas, as quais demandam tempos diversos para aquecimento e frequência de emissão dos raios, em função da ação pretendida para determinado tratamento.

Contra-indicações do infravermelho em fisioterapia

O infravermelho tem contraindicação para cardíacos em estágio avançado, portadores de neoplasia, pessoas com estado inflamatório e febril agudos, pacientes sensíveis à ação do calor sobre a pele e nas áreas do corpo já acometidas por má circulação sanguínea devido ao risco de necrose celular pela ação direta do infravermelho.

Também não é recomendado para tratar ferimentos lacerados, uma vez que o aquecimento dessa região ocasiona o seu ressecamento e dificulta sua cicatrização.

Como comprar aparelhos de infravermelho para fisioterapia

Como comprar aparelhos de infravermelho para fisioterapia

A lâmpada Philips de 150w é encontrada em 110v e 220v e para ser usada necessita de suporte de mesa ou pedestal, que são vendidos separadamente. Os suportes com pedestal são oferecidos com ou sem DIMER para regulagem da temperatura.

Esses equipamentos estão com ofertas, descontos e facilidade de pagamento e as melhores promoções foram encontradas em lojas online de produtos hospitalares, como a http://www.futurasaude.com.br, http://www.fastsaude.com.br e http://www.shopfisio.com.br, contudo, na hora da compra deve-se consultar sempre outros segmentos concorrentes para identificar novas ofertas.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
Cupons e descontos
  • Recomendado
    Livros juvenis para adolescentes é nas Americanas
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 30.07.2014 | Ver detalhes | Veja todos os cupons de desconto de Americanas

    Compre livros juvenis de diversos gêneros e receba no conforto da sua casa sem enfrentar filas e demoras. É só escolher e comprar.

  • Recomendado
    15% de desconto em TODA loja
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 22.04.2014 | Ver detalhes | Veja todos os cupons de desconto de Netshoes

    Campanha de 8 milhões de fãs no Facebook - com 15% de desconto na loja toda, exceção em produtos Lançamento.