Imprimir Cartão CNPJ

Imprimir Cartão Cnpj Galeria

Antes de começar qualquer atividade com fins lucrativos é necessário solicitar o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) cuja função é semelhante ao CPF (Cadastro de Pessoa Física), identificar a pessoa junto à Receita Federal, que tem acesso a informações como nome entidade, definição da atividade-econômica, endereço, natureza jurídica, data de abertura e situação cadastral Receita Federal. Essa solicitação pode ser feita pessoalmente ou através da internet.

Imprimir Cartão CNPJ na Internet

Imprimir Cartão CNPJ na Internet

O CNPJ só pode ser emitido pela Receita Federal, órgão subordinado ao Ministério da Fazenda. A emissão do comprovante de inscrição e situação cadastral do documento pode ser feita, inclusive, pela internet. Para isso basta entrar no site da Receita Federal, informar o número do cadastro da respectiva empresa, digitar a palavra de segurança, consultar a situação cadastral e imprimir o cartão. O cartão é uma prova que o empresário tem de comprovar que o negócio funciona de acordo com as leis do Governo.

CNPJ e e-CNPJ

O e-CNPJ nada mais é que a versão eletrônica do CNPJ da empresa, ou seja, um certificado digital que assegura autenticidade na comunicação entre as pessoas jurídicas e repartições públicas como a Receita Federal, Secretaria da Fazenda e Prefeituras. O e-CNPJ permite ao usuário transmitir dados e informações à Receita Federal, acessar o Conectividade Social e outros serviços pela internet. Hoje, existem duas versões de e-CNPJ: o A3, que é válido por dois ou três anos e armazenado em cartão ou token; e o A1, válido por um ano e armazenado no próprio computador. Com o e-CNPJ é possível obter cópias de declarações, certidões negativas, utilizar o Siscomex, efetuar retificações de Darf e conferir a situação fiscal da empresa.

Imprimir Cartão CNPJ: Vantagens do e-CNPJ

As repartições públicas de todo o Brasil estão, pouco a pouco, se modernizando. Cada vez mais elas estão capacitadas a oferecerem serviços eletrônicos não apenas de consultas, mas efetivação de algumas transações que exigem o uso do certificado nacional. O e-CNPJ faz parte dessa etapa que visa não apenas agilizar consultas, mas facilitar a emissão de documentos eliminando custos e burocracia.

Desde 2010, algumas empresas foram obrigadas a adquirir o e-CNPJ para entregar as declarações de imposto de renda. O e-CNPJ pode ser usado pelo contador da empresa diante de uma procuração específica, caso contrário, apenas a pessoa indicada no registro tem acesso ao cadastro. O e-CNPJ pode ser solicitado online, no site da Receita Federal. Para isso, deverá preencher um formulário online e imprimir o Termo de Responsabilidade que deverá ser assinado diante a uma Autoridade de Registro.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento