Impressora laser: As melhores do mercado, só aqui

Impressora laser: As melhores do mercado, só aqui Galeria

Nascida na década de oitenta de uma fusão entre a Hewlett Packard e a Canon a impressora a laser é o resultado da evolução das impressoras comuns, como as matriciais e as jato-de-tinta, que possuíam um alto custo e uma péssima qualidade de impressão. Rapidez, versatilidade e um excelente custo/benefício são algumas das características que trataram de consagrar a impressora a laser como a queridinha dos consumidores, tanto doméstico quanto de pequenas tipografias, onde a eficiência tem de ser necessariamente aliada a perfeição no resultado final da impressão.

Impressora laser: qualidade e economia

Há décadas no mercado nacional, desde a sua criação a impressora laser só fez se afirmar como artigo de luxo e alta tecnologia. Diferentemente da já quase extinta impressora matricial ou impressora agulha, cujo arcaico processo de impressão muito se assemelha ao das máquinas de escrever, e também das impressoras jato-de-tinta, que utilizam cartuchos com tinta em estado líquido, a impressora laser utiliza tonner, uma espécie de pó químico que fica armazenado também em cartuchos. O tonner é inclusive o responsável pelo baixo custo de impressão de uma impressora laser já que uma única carga deste, torna possível a impressão de alguns milhares de documentos contra apenas algumas centenas das impressoras inferiores, assim no caso das impressões em escala de cinza o preço por folha costuma ficar em torno de 0,033 centavos.

Se por um lado o tonner é peça fundamental para que a impressora laser se torne o auge da economia, seu processo de impressão diferenciado é o que lhe rende a rapidez e a alta resolução. Este tipo de equipamento consegue realizar em um minuto até vinte impressões de alta resolução, simplesmente por tratar o impresso como um todo. Isto é, ao invés de imprimir linha por linha como as impressoras jato-de-tinta ou letra por letra como as matriciais, as impressoras laser imprimem todo o trabalho de uma só vez como se fosse uma única figura.

Disponível no mercado nas versões monocromática, aquelas que imprimem apenas em escalas de cinza, e coloridas a impressora laser pode ser encontrada em vários modelos e de diversas marcas, contudo como sua criadora e também como símbolo de qualidade e durabilidade quando o assunto é tecnologia de ponta, a HP continua se reafirmando no mercado como sua principal e melhor fabricante. Versátil os diversos modelos existentes podem atender desde usuários domésticos, até pequenas tipografias, e se inicialmente os preços podem assustar, a extensa lista de qualidades da impressora laser, tornam seu custo mais alto um mero detalhe.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento