Golpes do aikido: Aprenda e conheça as melhores técnicas e dicas

Golpes do aikido: Aprenda e conheça as melhores técnicas e dicas Galeria

O aikido é uma arte macial relativamente nova se comparada à outras artes maciais que nasceram no Japão. Na década de 40 foi criada pelo mestre Morihei Ueshiba, o qual já havia tido experiências com vários tipos de lutas como o jiujitsu e o judô. Muito mais do que uma luta, a intenção de Ueshiba, era repassar respeito, humildade e gratidão pelas conquistas e pelos ensinamentos vindos de outros. O Aikidoca deve ser uma pessoa que cultive, acima de habilidade marcial, todo o respeito aos demais e a luta deve ser um crescimento da gentileza e humildade em detrimento da violência. Aliás, essa é uma característica das artes maciais oriundas do Japão. As técnicas utilizadas no aikido são divididas entre ataque e defesa. Mas existem variações entre ataques frontais, de costas e laterais.

técnicas de defesa ou rolamento

A forma mais precisa para se defender é o rolamento. O lutador, de acordo com os ensinamentos do mestre deve estar sempre preparado para levantar a cada queda. Mesmo que caia várias vezes deve se levantar outras tantas. O principal lema é cai-se sete vezes e se levanta oito. Tudo voltado para a vida que sempre oferece uma queda a mais. Continua a luta com um espírito filosófico sempre voltado para os percalços da vida. Meia queda para traz, possibilitando o esquivamento da derrocada e a possibilidade de volta rápida e imediata. Queda completa para traz, onde a queda é inevitável, mas possibilita uma reação ao chegar ao chão. Ainda tem a queda completa para frente, a queda completa lateral e a meia queda lateral. A intenção dessas quedas é se deixar cair e não ser derrubado, pois se deixar cair preservará a energia e os pontos mais importante e não perderá força para a volta e recuperação. Tanto para se defender como para atacar é importante que o lutador não perca seus oponentes de vista. Pois não terá precisão nos movimentos caso isso aconteça.

técnicas de ataque

Ataque reto é o ataque no qual o lutador desfere um golpe com a espada em punho e sempre de frente para o adversário. A direção utilizada é sempre de cima da cabeça para frente da testa. Ataque lateral é quando o lutador desfere um golpe a partir de um deslocamento lateral para despistar o oponente e sempre com a espada em punho. Outro ataque com deslocamento lateral é feito a partir do deslocamento com a intenção de segurar o punho do adversário e segura-lo sem permitir reação. Uma variação desse ataque pode fazer a mesma movimentação lateral, mas ao invés de segurar o punho do oponente, deve segurar a garganta ou gola, como um tipo de estrangulamento. A grande particularidade da luta que mesmo os ataques parecem técnicas de defesa, visto que não se tem intenção de machucar o oponente.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
Cupons e descontos
  • Recomendado
    15% de desconto em TODA loja
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 22.04.2014 | Ver detalhes | Veja todos os cupons de desconto de Netshoes

    Campanha de 8 milhões de fãs no Facebook - com 15% de desconto na loja toda, exceção em produtos Lançamento.

  • Recomendado Exclusivo
    Código Promocional 10% em tudo na Centauro!
    Mostrar cupom

    CPNSMAGICS10

    Copiar código

    Válido até 30.04.2014 | Ver detalhes | Veja todos os cupons de desconto de Centauro

    Cupom de desconto de 10% em tudo na Centauro! Insira o cupom no carrinho de compras para economizar 10% no valor da sua compra na loja virtual.