Gergelim Beneficios: preto, na saúde

Gergelim Beneficios: preto, na saúde Galeria

O termo “gergelim” é apenas usado no Brasil para definir aquilo que o resto do mundo chama de sésamo, proveniente dos países do Oriente, onde o seu nome em árabe significa grão de coentro.

A planta do gergelim cresce anualmente, com flores vermelhas, rosas ou alvas, tendo um cheiro um pouco intenso e um fruto pubescente com sementes pequenas, compridas e arredondadas, que podem ter um tom preto, amarelo ou alvo, que ao serem consumidas trazem benefícios na saúde.

É maioritariamente cultivado em países asiáticos, onde as sementes são usadas para 2 fins, para fornecerem cerca de 50% de óleo e serem torradas, ambas para uso culinário.

Venha conferir, neste artigo, mais informações sobre o gergelim preto e quais são os seus benefícios na saúde.

Quais os benefícios do gergelim na saúde

Quais os benefícios do gergelim na saúde

Existem 3 tipos de sementes de gergelim no mercado, as amarelas, as marron e as pretas, ambas com altos teores de proteína, ferro, fibras, vitaminas A, B1, B2 e E, fósforo, manganês, magnésio, cálcio, cobre, selênio e zinco, no entanto, as sementes de tom preto tendem a ter um maior teor que as restantes.

Possuem um antioxidante chamado “Lignans” que é anticancerígeno; fitoesteróis e lípidos compostos por ácidos graxos insaturados que impedem a produção de colesterol ruim e previnem a osteoporose, estimulando a manutenção da massa óssea; lecitina, um componente básico dos tecidos nervosos que pode ser encontrado igualmente no sangue, na bílis e no sémen, que além de estimular a função das glândulas sexuais dissolve as gorduras acumuladas, controlando assim o armazenamento da massa corporal gorda; 15 aminoácidos que estimulam as transmissões nervosas do cérebro e consequente melhoria de memória, prevenção e tratamento de diabetes; e mucilagens que conferem uma ação laxante moderada.

Há milares de anos que as sementes de gergelim são conhecidas pelos seus benefícios na saúde, tendo em especial conta a proteção do funcionamento cerebral, o fortalecimento do coração e da massa óssea e são bastante consumídas, em particular na culinária asiática.

Outros benefícios do Gergelim

Outros benefícios do Gergelim

Conhecidas por terem certas propriedades laxantes são igualmente consumidas para a regulação das funções intestinais, têm também lignanas que auxiliam na modulação hormonal feminina durante a menopausa devido ao seu efeito estrogênico e podem ser usadas no combate à fadiga, firmeza muscular e aumento de tonicidade.

Estas sementes também podem ser utilizadas para fins estéticos, onde o óleo produzido através das sementes é um bom aliado na hidratação da pele e na proteção contra os raios solares, reduzindo assim a probalidade de queimadura cutânea.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
Cupons e descontos
  • 10% de desconto em toda a loja virtual + 10% de desconto no boleto bancário!
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 30.09.2014 | Ver detalhes | Ver todos os cupons Extra

    A loja online do Extra está com um desconto aberto de 10% em qualquer forma de pagamento* + 10% de desconto adicionais para quem pagar com boleto bancário ou no débito online. Ou seja, comprando aqui você vai pagar no mínimo 10% mais barato do que comprar na loja.

  • Recomendado Aproveite 7% de desconto em todo o site!
    Mostrar Código

    afZTu9

    Copiar código

    Válido até 07.10.2014 | Ver detalhes | Ver todos os cupons Dafiti

    Aproveite agora 7% de desconto em todo o site em compras acima de R$145,00.