Gerador Eolico: residencial, vertical, com alternador, de baixo custo

Gerador Eolico: residencial,  vertical, com alternador, de baixo custo Galeria

No mundo são crescentes os estudos relacionados á energia renovável, a escassez de combustíveis fósseis e principalmente a preocupação com as questões ambientais pressionaram os governos a priorizarem a utilização de fontes energéticas sustentáveis.

Há milênios o vento tem sido utilizado como fonte de energia, força motriz de imensos navios e moinhos que trituravam grãos e bombeavam água ás comunidades medievais, no mundo contemporâneo ocupa, a cada dia, mais espaço á mediada em que é aproveitado como fonte alternativa para produção de energia.

O princípio é simples a energia cinética de uma massa de ar em movimento é convertida em energia mecânica gerada pela rotação de pás em torno de um eixo, que, através de um gerador a converte em eletricidade.

Gerador Eólico Residencial Vertical Características

Existem diferentes modelos de geradores eólicos residenciais, os verticais possuem três pás que giram horizontalmente, construídas pelos mais variados materiais: plásticos reforçados com fibra de vidro ou carbono, (melhor qualidade, porém de custo elevado), madeira (baixo peso relativo, tem seu desempenho prejudicado pela umidade interna) e metais (custo relativamente baixo, as constituídas de alumínio se deterioram rapidamente).

O sistema com eixo vertical possibilita que equipamentos elétricos e mecânicos sejam instalados no solo, utilizando torres menos robustas que não dependem da direção do vento, o rotor com as pás é instalado acima do telhado.

Gerador Eólico Residencial Vertical Onde Encontrar

Geradores eólicos residenciais de baixo custo podem ser facilmente encontrados no Mercado Livre, havendo produtos nacionais ou importados, os preços variam de acordo com sua potência, modelo e qualidade, um gerador que possui 1 KW de potência possibilita a uma família de pequeno porte 30% das suas necessidades energéticas, a energia produzida pode ser utilizada para iluminação, irrigação, carregamento de baterias ou telecomunicações.

Gerador Eólico Residencial Vertical Dicas Importantes

Gerador Eólico Residencial Vertical Dicas Importantes

Quem pretende investir em um gerador eólico deve ficar atento se sua região apresenta condições adequadas, pois para que o projeto seja viável é necessário que sua densidade seja maior ou igual a 500 W/m2, a uma altura de 50 m, exigindo ventos a uma velocidade mínima de 7 a 8 m/s. o Centro Brasileiro de Energia Eólica elaborou um mapa que mostra as regiões brasileiras com maior potencial para extração da energia dos ventos.

Fique atento: A energia eólica é uma promissora fonte energética renovável, não gera poluição, emissão de gases ou resíduos, quanto mais veloz e constante for o vento, mais rapidamente giram as pás, produzindo maior quantidade energética.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento