Gerador de Energia Eletrica

Grande gerador de uma usina hidroelétrica Galeria

O gerador de energia elétrica pode ser de diversos tipos e utilizar várias matrizes energéticas para produzir eletricidade. Conheça agora alguns dos tipos e as aplicações mais vantajosas deles.

É possível encontrar na internet lojas que vende esses aparelhos em diversos modelos para uso residencial. Um dos sites que possibilita encontrar esses equipamentos em diversos modelos novos e usados e o Mercado Livre. Especialmente comum é o aparelho portátil, que possui dimensões reduzidas, e o automático. Estes últimos ficam ligados continuamente na rede de energia, porém só são ativados quando há queda de corrente elétrica.

Tipos de Gerador

O gerador é um dispositivo para conversão de energia mecânica, química e solar, entre outros tipos, para energia elétrica. Há vários tipos de geradores. Os que convertem energia mecânica para elétrica são os geradores síncronos, ou de indução ou assíncrono, também são conhecidos para essa função o gerador de corrente contínua. Assim, os nomes são os mesmos, tanto o motor síncrono, motor de indução ou assíncrono e motor de corrente contínua.

Os tipos de geradores que convertem energia química em elétrica são os geradores de célula à combustível ou pilhas. Há ainda o gerador que converte diretamente a energia luminosa a partir luz do sol transformando ela em energia elétrica, estes se chamam geradores fotovoltaicos.

Dínamos

Dínamos

Dentre esses, o gerador elétrico mais comum é o dínamo, aquele gerador de corrente contínua. Para funcionar ele depende da indução eletromagnética para converter energia mecânica em energia elétrica. A lei básica desse processo é baseada na conhecida lei de Faraday combinada com a lei de Ampère.

O dínamo consiste de um eixo em rotação com um ímã permanente e conjuntos de enrolamentos. Ele faz com que a energia mecânica da rotação do eixo do instrumento seja convertida pelo dínamo. Geralmente nos aparelhos caseiros eles funcional a diesel. Através da variação da intensidade do campo magnético produzido pelo ímã isso faz com que se leva à indução de tensões nos terminais dos conjuntos de enrolamentos.

A energia assim obtida é colocada para por em movimento o rotor que é responsável por induzir uma tensão nos terminais dos enrolamentos. Estes, ao serem conectados a cargas, colocam em circulação corrente elétrica. Estes geradores podem ser bifásicos ou trifásicos. A diferença básica entre eles é que os trifásicos são utilizados em correntes elétricas de 220 volts, e os primeiro em 110 volts.

Portátil

Quanto à obtenção de energia através de um gerador caseiro, é possível realizá-la por meio de duas maneiras. A primeira delas é colocando fios de extensão do gerador até os aparelhos específicos, alternativa mais fácil. Por exemplo, se você precisar ligar uma geladeira, uma TV e um computador, este seria o caminho mais indicado. Por outro lado, se você precisa conectar aparelhos que consumam mais potência, como um forno por exemplo, a melhor opção seria ter um gerador de 220 volts com o qual você faria a ligação por um fio ao quadro de energia da entrada da sua casa. Isso torna possível a transferência da energia fornecida pelo gerador para toda a sua casa.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento