Gerador de Energia Caseiro: simples, como fazer, passo a passo

Gerador de Energia Caseiro: simples, como fazer, passo a passo Galeria

Fonte vital para a humanidade a energia seja eólica, solar ou dos mares, está presente na natureza se manifestando em diferentes formas, seu consumo tem aumentado significativamente nos últimos anos e com ele os impactos causados ao meio ambiente.

Os geradores surgem como uma oportunidade para transformar fontes energéticas renováveis em energia elétrica. A utilização de equipamentos como estes, pode ser uma alternativa que além de ecologicamente correta é economicamente viável a medida em que proporcionam uma diminuição considerável nos gastos com energia elétrica.

Gerador de Energia Caseiro

Gerador de Energia Caseiro

Para construir um gerador de energia caseiro eficiente e seguro é necessário um pouco de conhecimento técnico e alguma habilidade manual. Antes de iniciar um projeto é preciso que se escolha a fonte de energia a ser utilizada, para que seja viável economicamente podem ser adotados sistemas híbridos combinando energia dos ventos (eólica) ou do sol (solar) a combustíveis fósseis ou um sistema que utilize uma destas fontes separadamente.

Gerador de Energia Caseiro Eólico: Materiais

Antes de iniciar a construção de um gerador de energia caseiro que utilize como fonte a força dos ventos é necessário investigar se local onde pretende instalá-lo possui ventos suficientes para a produção de energia elétrica de acordo com especialistas ventos que possuam densidade maior ou igual a 500 W/m2, a uma altura de 50 m, com velocidade mínima de 7 a 8 m/s são suficientes com o auxílio de um anemômetro você poderá ter esta informação.

Para construir o sistema você irá precisar de uma turbina cuja dimensão deve ser de acordo com a quantidade de energia que se pretende produzir, por exemplo, uma turbina que possui 2 metros com pás de 1 metro é capaz de fornecer 500 Kw/h de energia anualmente, pás (geralmente três que podem ser construídas manualmente com tubos de polietileno) de um gerador, geralmente alternador de automóvel, há este peça fundamental do projeto, caso queira comodidade no mercado há kits caseiros a razoáveis preços.

Gerador de Energia Caseiro Solar: Materiais

Gerador de Energia Caseiro Solar: Materiais

Para aquecer o abastecimento de água em sua residência ou gerar energia elétrica, pode ser construído um gerador de energia caseiro que utiliza a energia do sol para isto, será necessário confeccionar um painel solar (dispositivo instalado em telhados responsável pela captação de energia do sol), com materiais simples de baixo custo como madeira ou garrafas pet você pode realizar esta tarefa, como reservatório da água aquecida pode ser utilizado sua caixa d'água, revestida com matérias especiais ou pintada com tinta preta.

Dica importante: No mercado existem guias e tutoriais que ensinam passso a passo como construir um gerador de energia caseiro simples em pouco tempo e utilizando materiais de baixo custo, para quem pretende investir em um sistema como este é recomendado consultá-los antes.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento