Engenharia Quimica salario: médio inicial e o mercado no Brasil

Engenharia Quimica salario: médio inicial e o mercado no Brasil Galeria

O objetivo deste artigo é apresentar o que é a Engenharia Química e os seu setores de atuação e o mercado de trabalho e o salário médio inicial do Engenheiro Químico, que está representado na imagem. Vamos também saber como é o ensino deste ramo da engenharia, no que se refere à sua grade curricular e as universidades e faculdades onde pode estudar.

Setores de atuação, mercado e Engenharia Química salario

Setores de atuação, mercado e Engenharia Química salario

O ramo de Engenharia Química combina matérias como a química, a física, a biologia e a matemática para explorar e realizar projetos e construção de usinas químicas, como a que se representa na imagem, onde são obtidos produtos pela transformação química ou biológica de várias matérias-primas; entre aqueles produtos referem-se os derivados do petróleo (a a indústria petrolífera e a indústria petroquímica), que além dos combustíveis incluem produtos como os plásticos e o vinis, as borrachas, os ácidos, os adubos, os fármacos e as tintas.

Esta indústria nasceu na Inglaterra, no princípio do século XIX, mas a grande fase do seu desenvolvimento aconteceu no século XX, nos Estados Unidos da América, com o advento da indústria petrolífera e petroquímica. No Brasil esta indústria surgiu na década de 70 do século XX, com o objetivo de substituir algumas importações.

A Engenharia Química baseia-se nos fenômenos das reações químicas, e nas leis da conservação da massa, conservação de energia e conservação da quantidade de calor, recorrendo aos postulados dos ramos científicos da termodinâmica e da cinética química.

Atualmente o mercado brasileiro da indústria química assume um papel importante na economia do país, oferecendo oportunidades de trabalho em refinarias, na usinas de etanol (do qual o Brasil é o maior produtor mundial), na produção de papel e de tintas, na agroindústria, na cerâmica, nas usinas de gases industriais e na indústria farmacêutica, para referir apenas alguns dos setores; os principais polos industriais do Brasil encontram-se nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, e o salário inicial médio do engenheiro químico é de aproximadamente R$ 3300.

Onde estudar Engenharia Química e grade do curso

Onde estudar Engenharia Química e grade do curso

Existem no Brasil várias universidades e faculdades públicas e privadas, onde é possível obter bacharelado ou licenciatura, das quais se destacam-se a UNICAMP, as Universidades Federais do Rio de Janeiro (UFRJ), de Santa Catarina (UFSC), do Paraná (UFPR), da Bahia (UFBA), de Minas Gerai (UFMG) e do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade do Distrito Federal (UNB), a Universidade de São Paulo (USP) e as Pontifícias Universidades Católicas do Rio de Janeiro (PUCRJ) e do Rio Grande do Sul (PUCRS).

A grade do curso inclui matérias como Matemática, Química, Física, Ciência dos Materiais, Tecnologia Química, Computação e Tecnologia de Alimentos. No Guia do Estudante da Editora Abril é possível encontrar universidades onde pode tirar o curso de Engenharia Química, bem como as oportunidades do mercado de trabalho e o salário.

Lojas que você vai gostar
  • Editora Abril
Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento