Engenharia Mecatronica: saiba o que faz e onde estudar

Engenharia Mecatronica: saiba o que faz e onde estudar Galeria

Neste artigo vamos conhecer o que é a Engenharia Mecatrônica, o que faz o respetivo profissional, o Engenheiro Mecatrônico, e onde pode estudar no Brasil para tirar o curso.

A Engenharia Mecatrônica é um ramo da engenharia recente e que utilizando os fundamentos da mecânica, da eletrônica e da tecnologia da informação (TI), é utilizada no meio industrial com o objetivo de obter produtos mais inovadores e melhorados.

ENGENHARIA MECATRÔNICA – O QUE FAZ O PROFISSIONAL

ENGENHARIA MECATRÔNICA – O QUE FAZ O PROFISSIONAL

Com base nos conhecimentos adquiridos nas matérias de Matemática, Física, Eletricidade, Eletrônica, Mecânica, Automação, e Ciências da Computação ensinadas no curso de Engenharia Mecatrônica, também chamada de Engenharia de Controle e Automação, o profissional fica habilitado a intervir em diversa etapas do processo produtivo, como o projeto, gestão de manufatura, manutenção e ainda fazer a programação de máquinas ferramentas e de sistemas de informação e de bancos de dados.

O Engenheiro Mecatrônico está habilitado a projetar, a desenvolver e a construir sistemas de automação destinados ao comando e controle de equipamentos elétricos (como os quadros de utilização), mecânicos (como os aparelhos de ar condicionado) e eletromecânicos (como os elevadores) existentes em áreas residenciais, de serviços e comerciais, e também equipamentos de instrumentação, utilizados no comando e controle dos sistemas e equipamentos industriais.

Uma das áreas de grande aplicação da Engenharia Mecatrônica é a robótica, no projeto e construção de robôs industriais, que permitem uma maior automatização da indústria de manufatura.

Uma outra área de atuação é a programação e utilização de sistemas de projeto e manufatura assistidos por computador, conhecidos como sistemas de CAD/CAM, o acrônimo da designação inglesa “Computer Aided Design / Computer Aided Manufacturing”.

ENGENHARIA MECATRÔNICA – ONDE ESTUDAR

ENGENHARIA MECATRÔNICA – ONDE ESTUDAR

Por se tratar de um ramo recente da Engenharia, não existem ainda no Brasil muitas universidades, públicas ou privadas onde se possa estudar para tirar o curso de Engenheiro Mecatrônico.

De entre as instituições que disponibilizam este curso encontram-se as Pontifícias Universidades Católicas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, consideradas as melhores, (PUCMG; PUCRJ; PUC PA) e de Goiás, a Universidade de Brasília (UNB), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Faculdade Católica Rainha do Sertão, no Ceará, a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), o Instituto Federal do Espírito Santo, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a Unicamp, ainda em São Paulo, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (na cidade de São Paulo), A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Poderá encontrar a lista completa das faculdades e universidades onde poderá estudar Engenharia Mecatrônica, consultando o Guia do Estudante da Editora Abril. Acesse agora mesmo o site da Editora Abril.

Lojas que você vai gostar
  • Editora Abril
Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento