Eletroforese de Proteinas

Eletroforese de Proteinas Galeria

Com o avanço da tecnologia, diversas áreas também evoluíram, para que a humanidade pudesse crescer e avançar. A medicina, atualmente, utiliza bastante tecnologia para melhorar os tratamentos existentes e criar novos métodos para diagnosticar problemas e anormalidades. Uma técnica que é muito útil quando se trata de problemas diversos é a eletroforese de proteínas. Esse procedimento pode fornecer muitas informações importantes para os médicos, possibilitando a avaliação e diagnóstico de diversas doenças. Por isso, aprenda mais sobre essa técnica de tratamento.

Eletroforese de Proteínas - Para Que Serve?

O plasma do corpo humano possui uma variedade de cerca de 500 proteínas que podem ser identificadas. Há diversos grupos com tipos diferentes de funções, como as enzimas, os anticorpos, fatores de coagulação e muitos outros.

O exame é capaz de avaliar a proporção de cada proteína constituinte no sangue de acordo com suas funções. A eletroforese pode ajudar a diagnosticar anomalias crônicas e agudas. Essa técnica consiste em aplicar corrente elétrica em um soro com proteínas, o que gerará uma reação que será analisada pelos médicos. Quando as condições estão normais, o resultado mostra cinco grupos: albumina, alfa-1, alfa-2, beta e gamaglobulinas. Quando o resultado do teste é diferente do padrão esperado, algo pode estar errado, sendo necessária uma análise mais aprofundada para obter resultados precisos.

De forma mais simples, o exame acontece da seguinte maneira: É coletado soro do paciente (extraído do sangue), ou urina, e colocado em uma superfície plana. Então é aplicada uma tensão sobre a superfície que realiza alguns processos separando por zona as proteínas, permitindo o diagnóstico de certas doenças.

Eletroforese de Proteínas Urinárias

Eletroforese de Proteínas Urinárias

Há eletroforese é utilizada para identificar anomalias em diversas partes do corpo. Veja alguns exemplos:

- LCR: Auxilia no diagnóstico de processos inflamatórios na região do sistema nervoso. Pode identificar doenças como: panencefalite, esclerose múltipla e outras doenças degenerativas.

- Urina: Ajuda a identificar problemas relacionados ao sistema urinário e outros.

- Por zona: Esse método consiste em fazer a separação por zona com o auxilio de um material poroso, juntamente com a aplicação de tensão. Isso gerará um eletrograma por zona, o que dará resultados diferenciados para que os médicos consultem.

- Capilar: Esse método baseia-se em uma separação das proteínas por tamanho e outras propriedades físico-químicas, por meio do fluxo em um tubo capilar.

Finalizando

Se você possui convênio com empresas como a Unimed, basta verificar se é possível utilizar esse serviço para realizar os procedimentos desse exame.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
similares
  • Recomendado Cupom 12% OFF em Smartphones!
    Mostrar Código

    EX12TELEZ

    Copiar código

    Válido até 31.12.2014 | Ver detalhes | Ver todos os Cupons desconto Extra

    O desconto de 12% só é válido em produtos que não estão em oferta no site. Observe que, ao inserir o código, o desconto é aplicado no valor do item.

  • Recomendado Cupom 20% de Desconto na Netshoes!
    Mostrar Código

    CMKE1Q20PCHKH6D4

    Copiar código

    Válido até 30.12.2014 | Ver detalhes | Ver todos os Cupons desconto Netshoes

    Aproveite já 20% de desconto. Insira o código no carrinho de compras.
    Exceção de marcas e categorias. Exceção de marcas: Nike, Adidas, Asics, Puma, Mizuno, Oakley, Caloi e Categorias: Games e Eletrônicos. Promoção não Cumulativa.