Dinamicas para sala de aula: educação infantil

Dinamicas para sala de aula: educação infantil Galeria

As dinâmicas para a sala de aula auxiliam o educador a conhecer melhor os alunos e ajudam no desenvolvimento lúdico das crianças. Confira aqui as melhores dicas de dinâmica para você exercer com a sua turminha.

Dinâmicas para a sala de aula

Quando assunto é educação infantil, outra palavra que deve estar sempre relacionada é a inovação. Não basta ensinar para uma criança, o primordial na hora educar os pimpolhos é buscar formas prazerosas para prender a atenção dos pequenos.

Para tornar o ensino mais eficiente, cada vez mais estão surgindo novas técnicas de didática. Uma das principais novas técnicas de ensino para crianças, é o lúdico, que como o próprio sentido da palavra revela, consiste na aprendizagem pelo divertimento. A técnica garante ótimos resultados, mas é preciso cuidado para não brincar de mais e aprender de menos, por isso é necessário um planejamento minuscioso antes de colocar uma atividade em prática dentro da sala de aula.

Entre os professores de ensino infantil, educar por meio de jogos é a atividade mais trabalhada. Jogar é um dos ótimos processos de dinâmicas para sala de aula, que estimulam o aluno, fazendo com que ele se envolva e não só seja passivo ao que está sendo lecionado. Com o jogo, a criança é um participante do que se está falando, ativando nele variadas formas de inteligência.

Aliando os jogos a técnica lúdica, o profissional de educação pode fazer atividades entre as crianças para desenvolver sentidos éticos e morais e formar cidadãos conscientes dos valores que permeiam a humanidade. Além disso, as dinâmicas para a sala de aula também contribuem para o professor observar com mais cuidado o comportamento de cada um dos alunos.

Confira aqui algumas dicas de dinâmicas para a sala de aula, para você que é educador interagir melhor com a sua turma.

As melhores dicas de dinâmicas para sala de aula

Confusão e Ordem:

Objetivo - A finalidade desta atividade é fazer com que a criança perceba que tudo precisa estar bem organizado para que ela possa fazer suas atividades.

Como fazer - Para realizar um exercício que brinca com a confusão e com a ordem, o educador irá, a partir da fala das crianças, estipular regras para que a sala de aula fique organizada:

1 - Peça as crianças cantarem uma música que elas gostem ao mesmo tempo. Este primeiro passo gerará um confusão enorme.

2 - Depois disso, peça a um aluno para cantar a música, só que desta vez ele cantará sozinho.

3 - Com a observação dos dois primeiros passos, os pimpolhos irão perceber que quando as tarefas são feitas em ordem tudo faz mais sentido.

Que som é esse?

Objetivo - Fazer com que as crianças identifiquem o som dos intrumentos.

Como fazer - Vendar os olhos dos pequenos e pedir para que eles identifiquem qual é o som.

1 - Use faixas de TNT preto para vendar os alunos.

2 - Faça diferentes barulhos utilizando materiais como latas, chocalhos, pianos de brinquedos, entre outros.

O Mestre Mandou:

Objetivo - A finalidade desta dinâmica é fazer com que as crianças compreendam as operações aritméticas.

Como fazer - O educador irá estabelecer uma série de regras para os alunos buscarem peças de acordo com a sequência estipulada.

1 - Use sequências como: círculo, verde e grosso.

2 - Depois que os alunos acharem a peça correspondente, o próximo passo será mudar a cor e logo depois a espessura.

3 - Inverta o processo e apresente aos alunos uma nova sequência de comandos, já com a última peça.

4 - As crianças deveram realizar os comandos até chegar a primeira peça que o "mestre mandou".

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento