Devolução Imposto de Renda

A devolução do IRPF 2012 termina em Dezembro. Galeria

A Devolução Imposto de Renda é um benefício garantido pela lei nº 9.784, de 1999. Que se estende à todos os contribuintes que tenham a sua situação regularizada frente à Receita. Normalmente essa devolução ocorre entre os meses de junho e dezembro. Em 2012, a restituição do IRPF beneficiará não apenas os contribuintes que nesse ano não tiveram as suas declarações retidas, mas incluirá também lotes residuais dos anos anteriores. Até o momento já foram pagos seis dos sete lotes. O pagamento é depositado na conta que o contribuinte indicou quando fez a sua declaração. Confira o calendário da restituição do IRPF.

Restituição do Imposto de Renda e Declarações Retidas

Restituição do Imposto de Renda e Declarações Retidas

A devolução do imposto de renda em 2012 será feita através de sete lotes, pagos entre os meses de junho e dezembro. Idosos e portadores de moléstia grave ou de deficiência física ou mental têm prioridade no recebimento da restituição do IRPF. Para tanto, devem comunicar a sua condição no momento em que fazem a declaração.

Aqueles que não apareceram em nenhum dos sete lotes da restituição do imposto de renda devem checar a sua situação junto à Receita, porque provavelmente tiveram as suas declarações retidas. De acordo com a Receita Federal, 616.569 declarações ficaram retidas em 2012. Principalmente devido a omissão de rendimentos e à despesas médicas.

Quem teve a sua declaração retida deverá preencher uma declaração retificadora e esperar pela restituição em lote residual, o que pode demorar alguns anos. Em 2012, por exemplo, ainda estão a ser pagas restituições referentes a lotes residuais dos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011.

Calendário

O último lote da devolução do imposto de renda será disponibilizado para consulta pela Receita Federal na segunda-feira, dia 10 de Dezembro de 2012. Até o momento já foram pagos 6 lotes. O 1º lote foi pago em junho e beneficiou 1,88 milhão de contribuintes. O 2º lote bateu recordes: através dele 2,46 milhões de pessoas foram beneficiadas com 2,6 bilhões de reais. O 3º lote, pago em agosto, devolveu aos contribuintes 2,2 bilhões de reais. O 4º lote totalizou 1,8 bilhão de reais. O 5º lote, pago em outubro, restituiu aos contribuintes 1,5 bilhão de reais. O 6º lote beneficiou 468 mil contribuintes que não tiveram as suas declarações retidas em 2012.

Devolução do IRPF: Percentual de Correção

Todas as devoluções de impostos são corrigidas e o percentual de correção varia de acordo com o ano da declaração do IRPF. Para as restituições de declarações de 2012 a correção é de 3,75%. Os lotes residuais de 2011 foram corrigidos em 14,50%; os de 2010 em 24,65%, os de 2009 em 33,11% e os de 2008 em 45,18%.

É possível consultar a devolução do seu imposto de renda e informar-se sobre o mesmo através do site da Receita Federal ou pela Receitafone, basta ligar 143 e escolher a opção 3. Para encontrar literatura de qualidade sobre impostos brasileiros visite a Saraiva no portal Dsconto.

Lojas que você vai gostar
  • A Opção
Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento