Decoupage passo a passo: em tecido, madeiras, latas, chinelos, vidro

Decoupage passo a passo: em tecido, madeiras, latas, chinelos, vidro Galeria

Muito já se ouviu falar sobre a arte da decoupage, mas afinal, do que se trata? Decoupage é um dos muitos tipos de artesanato, significando ‘recortar e colar’. É a arte de revestir a superfície de objetos com gravuras, desenhos em diferentes tipos de material, como o MDF, vidro, chinelos, latas e derivados. A palavra decoupage vem do francês, porém sua origem é italiana. Um pouco confuso, não é? Mas diferente do nome, a aplicação deste material, trabalhar com este tipo de artesanato é incrivelmente fácil. Deixaremos aqui então o passo a passo da aplicação desta forma de arte, que pode trazer os mais incríveis e belos resultados.

Decoupage passo a passo em MDF - Primeiros Passos

Decoupage passo a passo em MDF - Primeiros Passos

Para a aplicação da Decoupage em MDF, você vai precisar de:

- Base Acrílica

- Tinta PVA na cor desejada

- Papel para decoupage

- Pincel

- Rolo pequeno

- Cola Branca

- Goma Laca

São materiais simples e que podem ser encontrados em qualquer loja de artesanato ou até mesmo em algumas papelarias.

O primeiro passo para a aplicação de decoupage em MDF é passar uma demão da base acrílica em sua caixinha com o pincel, e logo em seguida passar o rolinho para deixar uniforme. Deixe secar por aproximadamente três horas, caso ache necessário, passe uma segunda demão e deixe secar por mais três horas. Escolha a cor de tinta PVA desejada, e passe uma demão, e não se esqueça da parte interna da caixa. Deixe secar e passe uma segunda demão.

Decoupage passo a passo em MDF - Finalizando

Depois de seca, é hora de aplicar o papel. Corte a folha em questão do tamanho de sua caixa, cole com a cola branca, e não se esqueça de passar a cola nos quatro cantos, para um melhor acabamento. Deixe-o bem esticado, para evitar bolhas de ar.

Após fazer sua colagem deixe secar por aproximadamente duas horas, e assim que seco, passe uma demão de Goma Laca, impermeabilizando assim sua peça. Nesta peça, a decoupage foi feita cobrindo completamente a caixa, o que não nos impede de usar a criatividade e abusar de recortes, formas e outros materiais na hora da aplicação.

Seguimos agora para a aplicação da decoupage em latas. O material é quase o mesmo. Você vai precisar de:

- Lata sem rótulo e limpa com álcool

- Tinta PVA

- Primer para metais ou galvite

- Pincel / arame para alça

- Guardanapo para decoupage

- Termolina ou verniz a base dágua

- Arame para alça (vendido em ferragens)

- Fuxico ou laço para decorar

Os passos são basicamente os mesmos, com pequenas exceções.

Comece limpando muito bem a lata que será utilizada, tirando rótulos ou qualquer outra marcação. Passe agora uma demão de primer para metais e deixe secar por 24 horas. Corte então o guardanapo no tamanho do rótulo da lata e deixe-o com apenas uma camada, pois estando fino adere ao material na lata. Coloque-o então em cima da lata e passe o verniz com um pincel macio e devagar para não rasga-lo. Faça dois furos em lados opostos da lata e com um alicate, prenda as pontas do arame. Agora, use de flores, fuxicos ou qualquer outro material disponível e aplique em sua lata, se desejado. A partir disto, aproveite de sua criatividade e crie o que seu pensamento desejar.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
Cupons e descontos
  • Cupom de 10% de desconto em livros
    Mostrar cupom

    CB10LIVRA

    Copiar código

    Válido até 31.08.2014 | Ver detalhes | Veja todos os cupons de desconto de Casas Bahia

    Ganhe 10% de desconto na compra de livros desta seleção. Insira o código promocional no carrinho de compras, logo abaixo da área do CEP.

  • Recomendado Oferta imperdível Lava e seca samsung por apenas R$ 1899!
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 11.08.2014 | Ver detalhes | Veja todos os cupons de desconto de Magazine Luiza

    Não perca esta oportunidade de comprar um Lavadora e secadora por apenas 1899 reais no Magazine Luiza. Só enquanto o estoque durar.